Diocese de Pesqueira abre Campanha da Fraternidade Ecumênica

Em clima de muita alegria e compromisso, a Diocese de Pesqueira, através da sua Cáritas, realizou na manhã de hoje, 22, a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, cujo tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

O encontro aconteceu no Centro Dom Helder Câmara e contou com vários padres, representantes dos poderes públicos, bancários, agricultores, Sindicatos, Conselhos Municipais, Cáritas paroquiais, pastorais, religiosas e estudantes.  O Balé Mulato alegrou o momento com suas coreografias empolgantes.

100_0012Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano (foto), na sua fala de abertura provocou a todos ao perguntar se conheciam os Planos Municipais de Saneamento Básico, incentivando a todos a serem responsáveis pelo lugar que habitam.

Outro momento marcante na programação foi a mesa redonda, que contou com a presença do gestor ambiental Davi Calado e o professor Luciano, representante do Cônsul-Bitury. As suas falas colocaram elementos fundamentais sobre o contexto das nascentes dos rios que cruzam a Diocese de Pesqueira, assim como suas experiências de cuidar do planeta. Ao término das apresentações, o público foi convidado a interagir, contribuindo com a reflexão.

100_0020Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Diocesana (foto), motivou os encaminhamentos. Como gesto concreto foi definida a participação das escolas na formulação de textos e vídeos sobre diversas questões relacionadas ao saneamento básico, a criação de um blog para publicação dos trabalhos das escolas e a seleção de três projetos relacionados ao tema da CFe através do Fundo Diocesano de Solidariedade.

100_0063No final do evento foi lançado o material Cáritas Diocesana para 2016: a agenda e o calendário de parede e de mesa que fazem alusão à Carta “Laudato Si” do Papa Francisco.

Texto: Heloisa Araújo, Neilda Pereira e Risaldo Gomes (com adaptações da PasCom Diocesana)
Fotos: Diego Freitas