Coordenação Diocesana de Pastoral realiza encontro sobre o Sínodo dos Bispos e Assembleia Diocesana

A equipe de coordenação diocesana de pastoral esteve reunida de modo virtual no último sábado (16), sob a presidência de Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano. Na pauta dos trabalhos, dois importantes assuntos foram amplamente discutidos e encaminhados: o Sínodo dos Bispos,  que terá seu início solenemente nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, em Roma e, no dia 17 de outubro, em cada uma das Igrejas Particulares. Também fez parte da pauta os encaminhamentos para a Assembleia Diocesana de pastoral 2021.

Em se tratando do Sínodo dos Bispos,  ele será antecedido por um período de escuta nas Dioceses. Inicialmente, foi discutida sobre a participação da Diocese nesta etapa. Constatou-se a necessidade de constituir uma equipe  para orientar os trabalhos em nível diocesano, bem como motivar toda a Diocese sobre a realização do Sínodo e seus objetivos.

Uma pauta de atividades foi definida em três momentos:

17/10/2021: Celebração de abertura em nível diocesano

Encaminhamento do processo de escuta,

Elaboração da síntese diocesana a ser encaminhada à CNBB.

Foi vista a necessidade de uma sensibilização dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPP’s), tendo como base material a ser fornecido pela diocese elaborado pela equipe de animação. Ainda serão elaborados subsídios litúrgicos a serem vivenciados nas liturgias dominicais dos dias 26/09, 3 e 10/10, com um tríduo de orações nas paróquias e comunidades.

Assembleia Diocesana de Pastoral

Um outro assunto discutido foi a Assembleia Diocesana de a Pastoral, prevista acontecer em novembro próximo. Antes de pensar na sua elaboração, a equipe se deparou uma dificuldade para a realização da mesma: a evasão, e consequentemente, o afastamento de muitos leigos e leigas agentes de pastoral de suas atividades nas paróquias e comunidades. A equipe sentiu a necessidade de retomar a partir de um processo de reanimação das pastorais e movimentos.  Como sugestão: promover nas paróquias, áreas pastorais e reitoria experiências de reanimação, em níveis paroquial, regional e diocesana.

Adiamento

Depois de longa discussão e análise da realidade pastoral nas paróquias e comunidades, a equipe de coordenação propondo, diante da incipiência e desagregação de muitos grupos por conta do isolamento na pandemia, fechou com a ideia de propor ao bispo diocesano o adiamento da Assembleia Diocesana de Pastoral 2021 para uma data oportuna no próximo ano. Neste intervalo, a equipe cuidará de propor um plano de reanimação dos grupos, conselhos e pastorais, provocando neles uma novas motivações para a retomada da missão conjuntamente em toda a Diocese.