Congresso Eucarístico Nacional leva a Igreja a Belém, ‘Portal da Amazônia’

Compartilhe:

Com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Fundação Carlos Gomes (FCG) e um coral formado por cantores da instituição e de paróquias de Belém teve início o 17° Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2016), em Belém, no Pará. Nesta quarta-feira (17/08), no Portal da Amazônia, chegará a procissão fluvial que saiu de Manaus, dia 8, já passando por Parintins, Óbidos, Santarém, Gurupá e Ponta de Pedras até chegar a Belém. Os romeiros serão recebidos com uma apresentação de orquestra e coral, além do show do Padre Reginaldo Manzotti.

“A participação é bastante intensa. Para todos os eventos, a lotação está completa. Há muita gente de toda parte do Brasil e também pessoas de outros países. Está indo tudo muito bem. Nós estamos organizando bem este Congresso, inclusive com uma procissão fluvial, que está já próxima da área metropolitana de Belém. Nós costumamos dizer que Belém é o Portal da Amazônia e Manaus é o Coração da Amazônia. Então, as duas capitais estão movidas por este mesmo vínculo, esta mesma comunhão e esta unidade do Congresso Eucarístico Nacional. O estádio aqui da capital paraense estava completo ontem (15/08, ndr) e o evento está sendo transmitido ao vivo, para todo o Brasil. Nós temos aqui nas diversas igrejas centrais da cidade várias celebrações e missas com os cardeais do Brasil e também vai haver ‘mini-congressos’ dentro da área metropolitana. Serão 7, com temáticas. Temos aqui seis regiões episcopais e a Basílica santuário. Então, em cada região temos uma temática diferente. No dia 17, acolheremos aqui a procissão fluvial, que está à caminho. Será o momento da ‘apoteose eucarística’, que concluiremos com uma adoração eucarística diante dos rios da Amazônia e um show do Padre Reginaldo Manzotti”.
O evento segue até o próximo domingo (21/08) na capital paraense, com uma programação repleta de cultos, simpósios, apresentações e shows. Todas as manhãs, está sendo celebrada uma missa por um cardeal do Brasil.

Congresso
Promovido pela Arquidiocese de Belém, o CEN 2016 tem como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, transformando Belém na Capital Eucarística do Brasil até o próximo dia 21.

Rádio Vaticano

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​