CNBB NE2 lança subsídio para CF 2022

Compartilhe:

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) lançou o subsídio que reúne uma síntese do texto-base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022, roteiro para encontros comunitários, Via-Sacra e cantos. O livrinho deste ano também faz referência ao Sínodo 2023 e anima os fiéis para o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), marcado para novembro no Recife (PE).

“Vivendo a espiritualidade quaresmal somos convidados pelo Papa Francisco a refletir sobre o Pacto Educativo Global. Concretamente, a CF 2022 nos ajuda a contemplar o Cristo Mestre e a rezar com o tema: ‘Fraternidade e Educação’ e lema inspirado em Pr 31,26: ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’”, afirma o presidente da CNBB NE2 e referencial para a Campanha no Regional, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

Os fiéis já podem adquirir o material nas paróquias de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

“Agir” e “Contemplar” na realidade do NE2

O documento da CNBB NE2 traz indicações pastorais específicas para o Regional. Na seção “Agir”, por exemplo, o subsídio destaca três propostas relacionadas ao tema da CF para as igrejas locais. O primeiro desafio é a criação da Pastoral da Educação em cada diocese e arquidiocese.

Ainda para este ano, o Regional propõe a criação ou a reorganização da Pastoral Universitária com padres, diáconos, leigas e leigos. Por fim, também é recomendado que as Igrejas promovam o diálogo com centros universitário tendo em vista a criação de cursos de extensão ou pós-graduação em Ensino Religioso e Catequese.

No capítulo “Contemplar”, o livrinho da CF 2022 do Regional destaca a experiência exitosa da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte que pertence à Diocese de Mossoró. Instalada no município sede da Igreja potiguar, a unidade de ensino, pesquisa e extensão é referência na região. São oito cursos de graduação, incluindo Teologia, Direito e Nutrição, e mais 17 pós-graduações.

A faculdade também conta com o Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa. Unidade que auxilia na formação dos alunos e ao mesmo tempo presta atendimento jurídico e de saúde à população mais pobre de Mossoró.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​