CNBB convoca dioceses de Brasil para campanha contra a fome no país “É tempo de cuidar”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em carta convocatória aos Arcebispos e Bispos do Brasil, convocou toda a Igreja para a Ação Emergencial É Tempo de Cuidar, uma parceria da entidade com a Cáritas Brasileira, lançada ano passado e que visa a “integração e estímulo das atividades assistenciais nesse tempo de pandemia.” A Ação conta hoje  com outras entidades parceiras (CRB, MEB e ANEC), “com presença em diversos segmentos da vida eclesial e social brasileira” com o compromisso de “unir esforços para que a esperança seja alimentada pela caridade”, diz a carta assinada pela presidência da CNBB.

A Ação Emergencial É tempo de cuidar cumprirá uma agenda que tem como ponto central um Dia Nacional para Oferta de Alimentos. Além deste dia especial, algumas outras ações decorrentes acontecerão. Confira a agenda:

Dia 08/06 – Celebração Eucarística de abertura, na Casa Bom Samaritano, em Brasília, transmitida pela Rede Vida, com sinal aberto para as demais TVs que o desejarem e para as redes sociais.

Dia 08/06, às  19h – Live para animação e conhecimento da Ação Emergencial e apresentação da proposta para o Dia Nacional de Coleta de Alimentos, com transmissão pelas redes sociais da CNBB e da Caritas Brasileira.

Dia 12/06, (em horário que melhor convier à realidade local), disponibilização de pontos de arrecadação de alimentos, na modalidade drive-tru ou similar.

Dia 23/06, às 19:30 – Videoconferência com os(as) responsáveis pelas ações assistenciais e sociais nas dioceses.

O que é a Ação Emergencial?

Trata-se de uma iniciativa que possui duas grandes frentes: compartilhar o que já vem sendo feito e estimular que se faça ainda mais. Desde a Páscoa de 2020, tem solicitado o registro das atividades feitas no intuito de se obter melhor compreensão da realidade. Por certo, não deseja substituir tudo que vem sendo feito nas igrejas locais, com tanto empenho. Trata-se de testemunhar e, com isso, motivar a que outros se unam na ajuda diante da triste realidade de insegurança alimentar, com o agravamento do quadro da fome em nosso país.

A Casa Bom Samaritano

A Casa Bom Samaritano é uma obra social de entidades que estabeleceram comodato com a CNBB para utilização pastoral e humanitária do imóvel localizado no Lago Sul. Trata-se de experiência pioneira no sentido de acolher famílias de imigrantes venezuelanos em seu processo de interiorização. No momento, a Casa está com 5 famílias, num total de 19 pessoas, dentre as quais 8 crianças. Este é um tempo de aprendizado de um projeto que se une a tanto que vem sendo feito em várias localidades do Brasil para acolher os irmãos venezuelanos.