Clero diocesano de Pesqueira reflete sobre a figura do padre confessor e penitente

Na manhã de ontem, 28, o clero diocesano de Pesqueira, sob a presidência de Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, teve seu encontro mensal ordinário. Em vista da Visita Pastoral de Dom José Luiz que ora se realiza em Belo Jardim, o encontro aconteceu no Cine Teatro, na praça Padre Aleixo, naquela cidade.DSC09614Na primeira parte do encontro aconteceu um rico momento de aprofundamento sobre o Ano da Misericórdia, destacando o papel do sacerdote como confessor e penitente. O Pe. Fábio José (foto), salesiano, dividiu a sua reflexão em quatro partes, tomando como texto de referência a bula do papa Francisco Misericodiae Vultus (n. 17). Em sua fala acentuou o “relativismo moral que implica numa perda de sentido do pecado, da verdade concreta, dos conceitos e normas e do sentido para as coisas e para a vida”. O padre salesiano, formador da juventude, destacou ainda que as pessoas, sobretudo os jovens, estão retornando ao Sacramento da Penitência. DSC09622O Pe. Fábio, lembrando a parábola do filho pródigo, que ele chamou de “a parábola do pai misericordioso”, lembrou aos sacerdotes que “a nossa atitude como presbíteros, ministros da misericórdia, não deve ser nem a do filho mais velho, que acusa a tudo e a todos, nem a do filho mais novo, que se perde nas estradas da vida, embora se arrependa e volte. Mas  a nossa atitude como padres há de ser a do pai, que corre ao encontro de quem mais precisa. Que linda esta imagem: um Deus que corre ao encontro do necessitado” – concluiu o padre.

PasCom Diocesana