Clero Diocesano de Pesqueira realiza estudos sobre a Igreja e os Ministérios

Foi encerrado ontem (15), em Pesqueira, o encontro anual do clero diocesano para estudos e aprofundamento de temas ligados à vida e á caminhada da Igreja. Como acontece todos os anos, sacerdotes e diáconos reúnem-se durante uma semana na presença de Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano para os estudos. O tema escolhido para 2022 foi “A Igreja e a Teologia dos Ministérios”, fazendo eco aos passos já dados em vista do Sínodo dos Bispos 2022/2023, ja concluída a sua fase de escuta em nível diocesano.

Para assessoria do encontro, a Pastoral Presbiteral fez o convite a Dom Jerônimo, OSB, monge beneditino que, de modo prático e em linguagem amplamente coloquial, conduziu o clero a aprofundar a riqueza, a eficácia e a necessidade de valorizar os ministérios mais diversos na Igreja. Para isto, lançou mão de textos da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja, com tônica predominante nos documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II e escritos dos papas que se seguiram logo após o mesmo.

O encontro teve início no dia 12 (terça-feira) e foi encerrado ontem (15), ao meio dia. Além dos estudos, dias de convivência, momentos de oração com a Liturgia das Horas e a partilha de experiência fizeram parte da programação. O Centro pastoral São João Paulo II (Seminário São José), em seus 70 anos de formação este ano, acolheu a todos com alegria.