Clero da Diocese de Pesqueira tem encontro sobre Sínodo Diocesano e Romaria a Aparecida-SP

Na manhã de hoje, 21, no Centro Pastoral São João Paulo II, em Pesqueira, como ordinariamente ocorre a cada mês, aconteceu a reunião do clero diocesano de Pesqueira, sob a presidência de Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR. Dois temas ocuparam o encontro como pontos centrais para estudo e organização das atividades em nível diocesano: o 1º Sínodo Diocesano e a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O Sínodo

A Diocese de Pesqueira, preparando a festa do seu centenário em 2018, realizará vários eventos e momentos de reflexão, estudo e oração. O primeiro deles será o Sínodo Diocesano. O encontro que reunirá todo o clero, religiosos e religiosas, seminaristas e três representantes de cada uma das 25 paróquias 3 áreas pastorais, terá a duração de três anos, com sessões ordinárias que obedecerão um calendário já determinado pela Diocese. O Sínodo terá 5 sessões ordinárias

A abertura se dará no próximo sábado, 23, Vigília de Pentecostes, em dois momentos:

Às 16h, no Centro Pastoral Dom Hélder Câmara, acontecerá a Aula Magistral, onde serão apresentados aos delgados sinodais os fundamentos eclesiológicos do Sínodo e o regulamento para o realização do mesmo.

À noite, às 19 horas, na Catedral Diocesana Santa Águeda, os delegados farão, diante do bispo diocesano, conforme mandam os trâmites canônicos, o seu Juramento de fidelidade à Igreja e a sua Profissão de Fé.

Todo o evento será transmitido ao vivo por uma cadeia de emissoras, com geração de áudio pelo Sistema Agnus Dei de Comunicação, do Santuário da Divina Misericórdia, de Arcoverde.  O link para acompanhar a transmissão via internet é: www.radioagnusdei.com.br

Peregrinação Mariana

Um outro momento significativo será a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, que acontecerá de 17 a 22 de agosto próximo. Cerca de 600 romeiros e todo o clero visitarão a casa da Padroeira do Brasil. No dia 22, já de volta à Diocese, será trazia pela delegação uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que percorrerá durante um mês todas as paróquias e comunidades. Esta visita será antecedida da Novena da Padroeira, de 2 a 15 de agosto. A peregrinação da imagem será encerrada no dia 20 de setembro, às 16 horas, em Pesqueira, num missa presidida por Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida-SP, com a participação de caravanas de romeiros vindas todas as paróquias da Diocese.