Círculos Bíblicos de outubro disponíveis

Compartilhe:

A Comissão Diocesana dos Círculos Bíblicos disponibiliza para todos os roteiros par ao mês de outubro.

INÍCIO DE CADA ENCONTRO
Acolhida: A família da casa recebe as pessoas com alegria e simplicidade. Deixar todo mundo à vontade. Incentivar a participação de todos, sobretudo dos novos participantes ou dos visitantes.

Oração inicial: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra! Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

Canto: Vem, Espírito Santo, vem! Vem iluminar!
Nossas famílias vem: iluminar!
Toda a Igreja vem: iluminar!
As nossas mentes vem: iluminar!
O nosso encontro vem iluminar!

Jornal da Semana:

Partilhar acontecimentos importantes da semana. Podem ser fatos da vida pessoal, da família, do ambiente de trabalho, da comunidade, da cidade, do país ou do mundo. O importante é não desligar o encontro da vida concreta de todos os dias. Este momento não deve ocupar muito tempo.

FINAL DE CADA ENCONTRO
Marcar a data e o horário do próximo encontro e escolher a família que vai receber o grupo dos irmãos e irmãs do Círculo Bíblico. É bom que seja um dos participantes, mas pode ser também na família de alguém conhecido disponível e desejoso de participar. É uma oportunidade para ampliar o Círculo.

ORAÇÃO FINAL:
– Em comunhão com a Igreja que celebra o mês das missões, rezemos a Oração da Campanha Missionária: Pai de bondade, nós te agradecemos pelo teu Filho, Jesus, enviado para dar vida plena a toda criatura. Dá-nos teu Espírito para que, libertos do egoísmo e do medo, lutemos com coragem contra toda forma de escravidão. Como Igreja missionária, renovamos o nosso compromisso de anunciar o evangelho em toda parte. E, com a intercessão de Maria, alcançar a libertação prometida. Amém.
Pai Nosso… Ave Maria…

Bênção:
– O Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém.
– O Senhor faça brilhar sobre nós a sua face e nos seja favorável. Amém.
– O Senhor dirija para nós o seu rosto e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Roteiro para o encontro em preparação para o Domingo (05/11/2014)

1. LEITURA ATENTA: Mateus 21, 33-43
– A imagem da vinha, utilizada no texto, é muito apreciada no contexto bíblico. Remete à necessidade de um cuidado todo especial desde o cultivo até a colheita da safra. Em circunstâncias severas de tempo, ter um
terreno fértil e de boa produtividade é manter a esperança de um bom resultado pelos frutos esperados.
– A vinha é o lugar onde a vida germina, floresce e dá bons frutos. Também é ameaçada pela cobiça, inveja e pelo mal que nos rodeia com a força que a morte traz!
– Jesus deixa claro a gravidade de não produzir frutos: “o reino vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”. Assim ninguém pode pensar em possuir certa “estabilidade”, pois o reino possui uma
dinâmica toda própria capaz de superar quem fechar o coração e não corresponder no amor as suas exigências.

2. REZEMOS O SALMO 79
A vinha do Senhor é a casa de Israel
Arrancaste do Egito esta videira, / e expulsastes as nações para plantá-la;
até o mar se estenderam seus sarmentos,/ até o rio os seus rebentos se espalharam.
Por que razão vós destruístes sua cerca, / para que todos os passantes a vindimem, o javali da mata virgem a devaste,/ e os animais do descampado nela pastem?
Voltai-vos para nós, Deus do universo! / Olhai dos altos céus e observai.
Visitai a vossa vinha e protegei-a! / Foi a vossa mão direita que a plantou;
protegei-a, e ao rebento que firmastes!
E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!/ Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo,/ e sobre nós iluminai a vossa face! Se voltardes para nós, seremos salvos!

3. VAMOS MEDITAR E AJUDAR-NOS NA CONVERSA
– Não somos os “donos” da vinha, mas os que administram. Esta vinha pode ser a nossa casa, a nossa família, a comunidade, a Igreja, o mundo. Como estamos cuidando da vinha que nos é confiada?
– Quais os perigos que ameaçam a vinha?
– Pedra angular é aquela pedra que faz o acabamento de uma construção e dá sustentação a ela toda. Como temos deixado que Jesus seja a pedra angular em nossas relações humanas, sociais e familiares?

4. VAMOS ORAR!

A vinha do Senhor é a minha casa
– Abençoa, Senhor, os nossos lares.
– Ilumina, Senhor, as nossas famílias…
– Santifica, Senhor, a convivência entre nós…
(preces espontâneas)
Canto: Podes reinar

5. ORAÇÃO FINAL

Roteiro para o encontro em preparação para o Domingo
(12/10/2014)

1. LEITURA ATENTA: Jo 2, 1-11
– O casamento judeu dura vários dias e os familiares se fazem presente nos primeiros dias. Nos últimos dias chegam os outros convidados. E é justamente neste momento da festa que o vinho veio a faltar.Jesus chega à
festa de casamento com os seus discípulos e Maria já estava lá. Certamente, porque era da família. Vendo a necessidade, Ela intercede a Jesus. “Eles não tem mais vinho!”. E Ele realiza o milagre.
Jesus veio ao mundo para trazer a Boa Nova do Reino de Deus e firmar a Nova e eterna Aliança entre Deus e os homens através do mistério pascal. Assim, a água será substituída pelo vinho da Nova Aliança que alegra
os nossos corações e nos trás a salvação.
– O início de tudo foi a ação de Maria, que pede o milagre a Jesus, mas que com sua adesão ao projeto de Deus, abriu caminho para o início do Novo Testamento.

2. REZEMOS O SALMO 44
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza! Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto / ”Esquecei vosso povo e a casa paterna!
Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! / O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores.
Majestosa, a princesa real vem chegando,/ vestida de ricos brocados de ouro, Em vestes vistosas ao Rei se dirige.
E as virgens amigas lhe formam cortejo, / entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.

3. VAMOS MEDITAR E AJUDAR-NOS NA CONVERSA
– Qual é o vinho que está faltando na nossa vida, na nossa comunidade e na nossa sociedade?
– Jesus transforma a água em vinho, mas pede a colaboração dos serventes: “Enchei as talhas de água”.
Assim, para que se realize o milagre em nossa vida, temos que assumir nossa dimensão missionária, temos que fazer a nossa parte. Na nossa comunidade, que missão é essa?.
– Alguém pode contar sobre a intercessão de Nossa Senhora na vida? Partilhemos.

4. VAMOS ORAR!

Por nossas famílias, nossa comunidade. Por nosso país e pelo mundo inteiro, rezemos:
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, Vida, doçura e esperança nossa, Salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva a Vós suspiramos, gemendo e chorando neste Vale de Lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei! E depois desse desterro, mostrai-nos
Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre , Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Canto: Santa Mãe, Maria, nesta travessia, cubra-nos teu manto cor de anil. Guarda a nossa vida, Mãe Aparecida, Santa Padroeira do Brasil. Ave Maria! Ave Maria…

5. ORAÇÃO FINAL

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​