“Chorai com os que choram”. Dom José Luiz convoca Diocese para momento de solidariedade pela Covid-19

Em carta endereçada hoje (7) a todos os diocesanos, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, convocou para a próxima segunda-feira, 10 de agosto, toda a Diocese de Pesqueira para um minuto de solidariedade. Na carta, o bispo motiva a todos a “chorar com os que choram”, fazendo alusão à carta paulina e à palavra do Papa Francisco.

No Evangelho, vemos que “Jesus chorou seu amigo morto”, diz o Papa; chorou em seu coração pela família que perdeu uma filha; chorou no seu coração quando viu aquela pobre mãe viúva que levava o seu filho ao cemitério; comoveu-se e chorou no seu coração quando viu a multidão como ovelhas sem pastor. Se vós não aprenderdes a chorar, não sois bons cristãos”.  (Francisco na  Universidade de São Tomás, Manila Domingo, 18/01/ 2015)

A carta surge de uma preocupação do Bispo com a possível e notória tendência à acomodação de muitos diante das realidades corriqueiras quanto à realidade da pandemia, reduzindo-a a números e dados, apenas. Dom José adverte a todos para que não se acomodem diante dos fatos cotidianos, mantendo viva a chama da solidariedade, imperativa para todos os cristãos em qualquer tempo.

(…)  mais do que nunca, no momento atual, estamos mais preocupados com a flexibilização de comércios, com a dúvida entre ter ou não ter réveillon, carnaval e outras festas, ou até mesmo, quando vamos abrir as nossas igrejas ou não. Aos poucos, habituamo-nos a pensar que o sofrimento do outro não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa!

Confira a nota na íntegra.

Carta – Chorai com os que choram