Cáritas Diocesana recebe Caravana Estadual

Compartilhe:

A Cáritas Diocesana de Pesqueira recebeu semana passada a Caravana Estadual Rumo aos 60 anos das Cáritas de Pernambuco, organizada pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste II. Marcaram presença alguns representantes das Cáritas Diocesanas de Floresta e Garanhuns, da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Durante dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns trabalhos realizados e acompanhados pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, na região da Diocese. O primeiro momento do encontro iniciou-se com a recepção realizada pelas representantes da Diretoria, Santina Tereza e Mercilda Maria. Logo após, os agentes Cáritas Diocesana, Risaldo Gomes, Heloíza Araújo e Giselle Cavalcanti conduziram a mística, que trouxe o Evangelho do Dia, reflexões, cantos e a Oração da Solidariedade.

SONY DSC
Em seguida inicia a programação com a Roda de Conversa “Cáritas: Pastoralidade e Transformação Social”. “O papel da Cáritas é se posicionar diante às ações, é ser a presença pastoral da igreja, devemos viver em comunhão e ao mesmo tempo vivenciar também a missão do que é ser agente Cáritas”, disse Neilda Pereira, Secretária Executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira.
SONY DSC
A segunda parte do dia foram as visitas à Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção; ao Grupo de Mulheres de Salobro, na cidade de Pesqueira; e ao Projeto Crescendo com Cidadania na Cáritas Paroquial Santa Clara de Assis, no município de Tupanatinga.

Na ocasião, também aconteceu a confraternização junina, no Seminário São José, com fogueira, muito forró, e claro, comidas e bebidas típicas.

Já o segundo dia, o grupo inicia o seu momento com a mística e espiritualidade, e segue a caravana com visitas na Cáritas Paroquial Cônego Emanoel Vasconcelos, na cidade de Pedra e a Experiência Agroecológica da Agricultora, Lúcia Galindo, no município de Alagoinha. Finalizando todo o percurso, os grupos retornaram à sede Cáritas Diocesana, onde compartilharam as suas experiências, fizeram os encaminhamentos, e por fim, a avaliação do encontro.

SONY DSC
Sobre a Caravana

A Caravana que está percorrendo os quatro estados do Regional Nordeste II: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, faz parte da programação de atividades que culminarão no V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira. Onde será celebrado em Aparecida (São Paulo) o Jubileu pelos 60 anos de caminhada da Cáritas.

Rosanny Barreto, Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​