/
/
Área Pastoral São Manoel da Paciência, recebe a Visita Pastoral

Área Pastoral São Manoel da Paciência, recebe a Visita Pastoral

Desde quarta, 31 de maio, Dom José Luiz, realiza a Visita Pastoral na Área Pastoral São Manoel da Paciência em Xucuru, distrito de Belo Jardim.

Mais do que um dever (cf. Código de Direito Canônico, can. 396§1), é parte da missão do bispo ser elo de comunhão e animador do caminho de evangelização. “A visita pastoral é, portanto, uma ação apostólica que o Bispo deve cumprir, animado daquela caridade pastoral que o apresenta concretamente como princípio e fundamento visível da unidade na Igreja particular” (Lumen Gentium, n. 23). De fato, a visita teve dois objetivos claros: a) Conhecer as pessoas, os lugares, as comunidades, a história da igreja viva aí presente, a cultura e, assim, favorecer que os católicos pudessem se aproximar e conhecer melhor o bispo diocesano. Quis expressar visivelmente a comunhão diocesana, mostrando que, em cada comunidade, pequena ou grande, é o rosto da Diocese que está ali presente. b) Esta comunhão diocesana se concretiza num caminho pastoral que procuramos juntos trilhar, com orientações e projetos comuns e claros para todas as comunidades. Temos um Plano de Pastoral e um Regimento Para os Conselhos das Comunidades.

A Visita Pastoral termina neste sábado com a Ordenação Presbiteral do Diácono Alex Amorim que é filho desta Área Pastoral. Será um momento importante para a vida desta comunidade.

Compartilhar: