Apresentado relatório final da Assembleia Diocesana de Pastoral

Foi enviado hoje aos delegados da Assembleia Diocesana de Pastoral o relatório final do encontro acontecido nos dias 14 e 15 deste mês. Uma equipe de redatores coordenada pelo Secretariado Diocesano apresentou as conclusões e encaminhamentos para o trabalho da Diocese no ano de 2015.

1. Total de participantes: 132 pessoas, dentre elas:
34 sacerdotes
12 religiosas
62 leigos
13 membros da Escola Diaconal
11 seminaristas

2. Encaminhamentos:

ROMARIA AO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA-SP

– Para possibilitar a participação de todos que aderiram, quase 600 pessoas, foi necessário mudar o período de 14 a 17 de agosto de 2015 para 17 a 22 de agosto do mesmo ano. Será acrescido o valor de R$ 100,00 ao valor do contrato de cada participante.
– Os pagamentos serão coordenados pelas paróquias, onde os romeiros farão os pagamentos mensais. Para os pagamentos com cartão de crédito, entrar em contato co  Gilaide Padilha (Gina) – (87) 9922-4183

SÍNODO DIOCESANO

Após explanação sobre a finalidade e importância de um Sínodo para a Diocese, a Assembleia aprovou por maioria absoluta e se comprometeu a realizar o Sínodo junto com o Bispo Diocesano. Dos delegados participantes, 5 discordaram da realização do Sínodo.

PRIORIDADES PASTORAIS

Os delegados foram distribuídos em 5 grupos, correspondentes a cada urgência pastoral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, da CNBB. Cada grupo apontou 2 prioridades para a Urgência em estudo, vislumbrando os projetos pastorais diocesanos e as sínteses elaboradas pelas regiões, a partir da avaliação realizada nas respectivas paróquias . Para cada Urgência, a Assembleia definiu uma prioridade. Estas prioridades escolhidas devem receber maior atenção e dedicação da Coordenação Diocesana de Pastoral e das paróquias, inclusive consideradas na realização do Sínodo.

Urgência 1: Igreja em estado permanente de missão
Prioridade (71 votos)
Precisamos de Escola de Formação com Espiritualidade Cristocêntrica Missionária

Urgência 2: Igreja casa de iniciação à vida cristã