Aparecida: 5º Congresso Nacional Cáritas Brasileira

Compartilhe:

Aparecida (RV) – A Cáritas Brasileira realizará no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP), de 9 a 13 de novembro deste ano, seu 5º Congresso Nacional sobre o tema “Cáritas: pastoralidade e transformação social” e o lema “60 anos de solidariedade libertadora”. Os congressos da Cáritas Brasileira são espaços nacionais ampliados para reflexão sobre a realidade sociopolítica e econômica, da Igreja e da própria Rede Cáritas e para, a partir da avaliação do Marco Referencial do quadriênio, definição das novas prioridades estratégicas da instituição para o próximo período. São também espaços de partilha e celebração da caminhada.

“O V Congresso já começou!! Será vivenciado com maior profundidade nos encontros dos grupos, comunidades, dioceses e regionais, ao longo de 2016. Com a participação e contribuições de tantas pessoas, o encontro de novembro será um evento significativo, capaz de confirmar o que está sendo bem feito e de abrir novos caminhos exigidos pela realidade”, destaca o organismo caritativo.

Centrada na compreensão da “pastoralidade da Cáritas”, a temática do congresso busca fazer uma reflexão profunda sobre esta dimensão da vida da Cáritas Brasileira, fazendo com que a celebração dos 60 anos seja, de fato, uma retomada do que foi vivido e um aprofundamento da missão da entidade. Sendo assim, é fundamental que seja feita uma sistematização das reflexões e celebrações realizadas em todo o país para que o V Congresso Nacional seja de fato um evento renovador da missão da Cáritas. O 5º Congresso Nacional terá várias etapas preparatórias – caravanas territoriais, caravana regional, pré-congressos inter-regionais e um seminário nacional – e será realizado em sintonia com a celebração, em 2017, dos 300 anos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.

As deliberações da XX Assembleia Nacional, realizada em novembro de 2015 em Brasília/DF, e a avaliação do quadriênio 2012-2015 serão os principais insumos para a atualização do Marco Referencial da Rede Cáritas no Brasil. Esta atualização prevê o estabelecimento das prioridades institucionais e dos objetivos estratégicos para o quinquênio 2017-2021.

(MJ/Cáritas Brasileira)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​