ANO MISSIONÁRIO DO DÍZIMO

“DÍZIMO: QUEM AMA PARTILHA. VAI E FAZE TU A MESMA COISA” Lc 10,37. Com as celebrações do advento, iniciamos um novo ciclo no calendário litúrgico da Igreja Católica. Em nossa Diocese demos início nessas celebrações o Ano Missionário do Dízimo.

Fé, gratidão, generosidade, senso de corresponsabilidade, consciência da dimensão econômica da evangelização, são algumas questões base sobre o dízimo. “O dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume, corresponsavelmente, sua sustentação e a da Igreja. Ele pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização” (CNBB, Doc. 106, N.6).

QUAIS AS DIMENSÕES DO DÍZIMO?

Religiosa: Relação que se estabelece entre o fiel e Deus. É um ato de reconhecimento e gratidão para com Deus. Gesto de amor e fidelidade ao criador, que nos dá todos os bens.

Eclesial: Na Igreja, fomos inseridos pelo batismo. Fazemos parte dela, e mais especificamente, da comunidade ao qual estamos inseridos.

Missionária: Através da contribuição do Dízimo, o Cristão participa da ação evangelizadora da Igreja. Sua contribuição ajuda a igreja a realizar sua Missão.

Caritativa: Todo cristão é chamado a viver o amor, para com os irmãos, através da partilha de dons e bens.

PORQUÊ CONTRIBUIR COM O DÍZIMO?

“Sou Batizado, membro de uma comunidade. Evangelizador, sigo os mandamentos de Jesus. Comunidade, não evangelizo sozinho. Igreja, procuro ser coerente com a minha fé. Pastoral, contribuo para que o Evangelho apresentado por Jesus chegue em diferentes situações e ambientes. Corresponsável, responsável, junto com os demais membros, pela obtenção de recursos para a manutenção da paróquia. Grato, a decisão de contribuir com o Dízimo nasce de um coração agradecido, por ter encontrado o Deus da vida e experimentado a beleza de sua presença amorosa no dia a dia.”

O QUE DIZ A BIBLÍA SOBRE O DÍZIMO?

Por meio do profeta Malaquias, Deus diz: “Trazei, portanto, o dízimo. Façam essa experiência comigo. Vocês vão ver se não abro as portas do céu, se não derramo sobre vocês as minhas bênçãos de fartura” (Ml 3,10). Em Eclesiástico, Dá ao Altíssimo segundo o que ele tem te dado, porque Ele é generoso. O Senhor retribui a oferta e Ele, lhe dará sete vezes mais” (Ecl 35, 7-10).

VOCÊ CONHECE A PASTORAL DO DÍZIMO?

“A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto, na Igreja particular.” A Pastoral do Dízimo, está presente, viva e atuante em cada comunidade da nossa Diocese.

“Cada um dê como dispôs em seu coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria” 2 Coríntios 9:7.

Se você deseja fazer sua doação, procure o plantão do dízimo em sua Paróquia, Área Pastoral ou Reitoria. Torne-se dizimista e seja participante ativo na construção do Reino de Deus!