Aberto o Sínodo dos Bispos na Diocese de Pesqueira

Com celebrações especiais na Catedral Diocesana, no domingo (17) pela manhã, e no mesmo dia à noite nas paróquias, áreas pastorais e reitoria, foi aberta oficialmente a fase diocesana do Sínodo do Bispos 2021-2023. Pela manhã, Dom José Luiz presidiu a Santa Missa na Catedral de Pesqueira, onde destacou o sentido e a importância do Sínodo para a Igreja, em especial nesta fase diocesana de escuta:

“O processo de escuta em cada paróquia, área pastoral e reitoria deve envolver os membros do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e outras lideranças de grupos e organizações laicais, e dos religiosos (CRB, Movimentos, Associações, Novas Comunidades) até meados de janeiro de 2022.”

Confira as imagens na Galeria de Fotos.

O Sínodo daqui pra frente

Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Santo Padre, nos dias 9 e 10, iniciou o período de preparação para o Sínodo que será dividida em três fases ao longo de três anos. A primeira, a etapa diocesana, prevê a escuta do povo de Deus para a elaboração do primeiro Instrumento de Trabalho, que será publicado em setembro de 2022.

Na fase seguinte, até março de 2023, haverá um diálogo “continental” das Igrejas sobre o Documento de Trabalho. A expectativa é de que a partir desses encontros a Secretaria Sinodal elabore mais um Instrumento de Trabalho que será divulgado em junho de 2023. Por fim, em outubro do mesmo ano, terá início a terceira e última parte, com a Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos no Vaticano.

Com informações da CNBB Regional Nordeste 2