Jovens do Regional refletem sobre “A alegria do evangelho” em Pesqueira

Desde ontem (17), jovens das 21 dioceses do Regional Nordeste 2 (PE, PB, RN e AL) estão reunidos no Centro Pastoral São João Paulo II, em Pesqueira para partilha de suas experiências e encaminhamentos da atividade da Igreja junto á juventude. O dia de hoje (18) iniciou-se com a Santa Missa e contará com a palestra feita pelo anfitrião Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira, que falará aos jovens sobre “A alegria do Evangelho”, tomando por base o documento do Papa Francisco. Em sua reflexão, D. José ressaltou a importância da palavra de Deus, principalmente para os “pobres da periferia”. “O jovem deve ir ao encontro dos mais necessitados, ir com a mais pura humildade àqueles de que precisam sentir o calor de Deus. A inquietude de revolucionar para tudo aquilo que esquece da essência da verdadeira missão; lembrar do outro quando todos parecem ter esquecido do irmão que sofre no leito de uma opressão por a ausência do ser humano que esquece de olhar para o outro oprimido pela a sociedade.” Ao refletir as palavras do Papa Francisco,  lembrou aos jovens que a verdadeira vocação é sair de seus grupos e ir ao encontro do jovem que ainda não conhece a palavra de Deus em sua vida. A iluminação do Evangelho deve ser a força maior para se ir além.

JUVENTUDE 2

Na partilha das dioceses, representantes falaram da estrutura que cada vez mais tentam firmar nelas, sendo que as que estão mais estruturadas procuram cada vez mais se organizar; as que estão em andamento vão em busca desse fortalecimento, todas com um objetivo de inserir o jovem e evangelizar com o jovem. O Pe. Tadeu (Diocese de Palmares) encaminhou os trabalhos em grupos. As diretrizes e linhas de ação do documento 85 fizeram parte dos aprofundamentos  no final da tarde. À noite, os jovens caminham até o Cruzeiro da cidade em vigília de oração. No encontro, diversos padres assessores de juventude nas dioceses, além de Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru, responsável pelo Setor Juventude no Regional Nordeste 2.

Ikla Ferreira – PasCom Diocesana