/
/
A Missão e Vocação de São Luiz Gonzaga

A Missão e Vocação de São Luiz Gonzaga

São Luiz Gonzaga, nascido em 1568 em uma Nobre família italiana, tem sua vida marcada por uma profunda devoção religiosa e um comprometimento inabalável com a fé cristã. Ele renunciou à sua vida de luxo e seus bens para seguir ao chamado, dedicando-se à oração, à caridade e ao serviço com os mais necessitados

A vida de São Luiz Gonzaga é um exemplo de como a busca pela santidade pode se manifestar numa entrega total a Deus. Ele entra na companhia de Jesus (Jesuítas) com 17 anos, onde destacou-se por sua disciplina e fervor espiritual. Aos 23 anos, Luiz Gonzaga faleceu devido a uma doença contraída com as vítimas de uma epidemia, as quais ele ajudava.

A vida de São Luís é um convite a deixar-se moldar pelo amor de Deus, a ouvir o que ele quer e pede de nós. O caminho que escolhemos trilhar, o sacerdócio, é uma jornada de crescimento contínuo e aprofundamento da fé. É vivenciar o chamado de Deus e, com alegria, respondê-lo, cultivando em nós uma espiritualidade sólida, baseada na oração e no estudo da Sagrada Escritura.

Padre Zezinho em sua canção intitulada Vocação vai dizer: “a decisão é tua” de realmente, a exemplo do nosso patrono São Luiz Gonzaga, não perder tempo e responder esse convite, deixando tudo por algo maior: a intimidade com Jesus e seu plano de amor salvífico.

O exemplo de São Luiz Gonzaga nos mostra que a verdadeira vocação está marcada por um compromisso inabalável com Deus e com o próximo. Ele nos ensina que a santidade é acessível a todos que, com coragem e determinação, escolhem viver para os outros e para a glória de Deus.

O Papa Francisco enfatiza em seus discursos a importância de ser um pastor com cheiro de suas ovelhas, que vive com alegria o seu chamado, próximo das realidades do povo, servindo com amor. Francisco também nos convida a cultivar uma firme e fecunda vida de oração: “A oração é uma ajuda indispensável para o discernimento espiritual, sobretudo quando envolve os afetos, permitindo que nos dirijamos a Deus com simplicidade e familiaridade, como se fala com um amigo” (Catequese sobre discernimento).

Que a partir do exemplo de São Luiz Gonzaga possamos refletir sobre o significado profundo de nossa vocação: jovens seminaristas que dedicam a sua vida ao serviço e à construção de um mundo mais justo e fraterno.

São Luiz Gonzaga, patrono dos seminaristas e da juventude, rogai por nós.

Seminaristas do Propedêutico – Seminário São José em Pesqueira
Seminaristas da Teologia e Filosofia – Seminário Mãe da Santa Esperança – Recife

Compartilhar: