O encontro aconteceu no Convento Santo Antônio, Sítio Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), reunindo cerca de 150 pessoas entre bispos, padres, religiosos, religiosas, diáconos, leigos e leigas para discutir, avaliar e apontar caminhos para as 21 dioceses espalhadas nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Nesta edição, que aconteceu em meio às comemorações pelos 60 anos da sessão plenária que autorizou a criação da CNBB Nordeste 2, a assembleia refletiu o tema “Por uma espiritualidade de comunhão na práxis evangelizadora”. O lema escolhido para iluminar o encontro foi extraído do capítulo 17 e versículo 21 do Evangelho de João: “Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles estejam em nós”.
A partir do tema geral da assembleia “Por uma espiritualidade de comunhão na práxis evangelizadora” o assessor, padre Marcial Maçaneiro, ministrou três palestras tendo como base bíblica a história dos discípulos de Emaús. O sacerdote apresentou as conferências: “Sinodalidade, discernimento e espiritualidade diocesana”; “Paradigmas e vivências do discipulados em comunhão”; e “Sujeitos, lugares e dinâmicas para cultivar a comunhão”.
Em resposta, bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas destacaram, entre outras coisas, a importância de valorizar a unidade na diversidade, cultivar e fortalecer o senso de pertença de cada irmão e irmã, e promover mais momentos de devoção para alimentar a espiritualidade diocesana.
 