49º Dia Mundial das Comunicações tem a Família como ambiente privilegiado do encontro

Há 49 anos, a Igreja no mundo celebra o Dia Mundial das Comunicações. instituído durante o Concílio Vaticano II e publicado no Decreto Conciliar Inter Mirifica (n. 18). Há 47 anos, o Magistério da Igreja, através das mensagens dos papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e, atualmente, Francisco, acompanham o desenvolvimento e as contínuas mudanças que ocorrem no âmbito da comunicação.

O tema escolhido para este ano pelo Papa Francisco foi: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. Na mensagem, o Papa diz que “o ventre que nos abriga é a primeira ‘escola’ de comunicação, feita de escuta e contato corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e ao som tranquilizador do pulsar do coração da mãe. Este encontro entre dois seres simultaneamente tão íntimos e ainda tão alheios um ao outro, um encontro cheio de promessas, é a nossa primeira experiência de comunicação. E é uma experiência que nos irmana  todos, pois cada um de nós nasceu de uma mãe.”

O DMC 2015 será celebrado no dia 1º de junho, festa da Ascensão do Senhor.

PasCom Diocesana