/
/
Peregrinação da Relíquia de Carlo Acutis

Peregrinação da Relíquia de Carlo Acutis

Desde o Domingo de Páscoa (09), está acontecendo em nossa Diocese a Peregrinação da Relíquia do Beato Carlo Acutis. A relíquia irá percorrer todo o território de nossa Diocese e será concluída no DNJ deste ano que irá acontecer em outubro na Paróquia São Sebastião em Jataúba.

A ideia da peregrinação, nasceu em maio de 2022, quando Dom José Luiz, por ocasião da visita Ad Limina foi a Assis e lá recebeu a relíquia Ex Capillis (cabelos) do jovem Beato. A relíquia foi apresentada oficialmente em junho por ocasião da festa do nosso seminário menor, em seguida foi para Tupanatinga por ocasião do DNJ e depois passou pelo colégio Cardeal Arcoverde e o Diocesano em Belo Jardim. Agora chegou a hora de realizar a peregrinação nas Paróquias, Áreas Pastorais e Reitoria.

A peregrinação será realizada em um momento muito significativo, pois estamos vivenciando o 3º Ano Vocacional no Brasil, que é Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Que esta peregrinação seja uma ocasião de reanimar nos nossos adolescentes e jovens o sentido do seu batismo, para que os seus corações ardam e que os pés se ponham a caminho em saída missionária.

O que são as relíquias de Santos

Uma relíquia é parte do corpo de um santo ou objetos que estiveram ou foram usados por estes, aos quais os católicos, prestam veneração ou reverência. A palavra relíquia tem origem no latim reliquiae, que significa resto.

No Antigo Testamento, Moisés, ao sair do Egito, levou consigo os restos mortais de José (Ex 13,19) No Novo Testamento, podemos encontrar exemplos de curas de pessoas que, só de tocar na roupa dos discípulos, recebiam o milagre (At 19,11-12). Além, é claro, de uma mulher que sofria de hemorragia e foi curada por tocar na roupa de Jesus (Mc 5,28).

Não é de hoje que a Igreja Católica reconhece essa graça e permite a veneração das relíquias. O Concílio de Trento (1545) nos convida a venerá-las, sejam estas de primeiro grau (fragmentos do corpo) ou de segundo grau (objetos usados).

certificado de autenticidade da relíquia
certificado de autenticidade da relíquia

Quem é Carlo Acutis

Carlo Acutis era, acima de tudo, um jovem apaixonado por Cristo, pela Virgem Maria e pela Igreja. Contemplando o ardor eucarístico de Carlo Acutis, nós podemos afirmar: “Através da santidade dos jovens, a Igreja pode renovar seu ardor espiritual e o seu vigor apostólico”. (Papa Francisco, Christus Vivit, 50).

Nascido em Londres em 1991 e tendo vivido em Milão, Carlo faleceu em 2006 em Monza de uma leucemia fulminante. Foi declarado Venerável no verão de 2018. Em 6 de abril de 2019, seus restos mortais foram transladados para o Santuário do Despojamento em Assis, a pedido do arcebispo de Assis-Nocera Úmbria-Gualdo Tadino, Dom Domenico Sorrentino.

“Tinha uma grande abertura aos outros, sobretudo aos mais necessitados, sem nenhuma distinção de raça ou religião”, afirma o postulador de sua Causa de Beatificação, o jornalista do L’Osservatore Romano Nicola Gori.

Foto: Pascom da Paróquia São Félix de Cantalice - Buíque
Foto: Pascom da Paróquia São Félix de Cantalice – Buíque

Apóstolo na internet

Carlo foi sempre um jovem normal, com hábitos semelhantes aos seus pares, amava estudar, jogar futebol e estar com os outros. “Porém – ressalta Gori – descobriu um grande amigo, Jesus. E esse precioso tesouro queria compartilhá-lo com todos, tornando-se assim um apóstolo. Como? Por meio do que mais gostava: tecnologia da informação”.

Em virtude disso, realizou uma exposição sobre os milagres eucarísticos, para compartilhar com todos a alegria de um encontro concreto com Jesus.

Roteiro da Peregrinação da relíquia do Beato Carlo Acutis

Paróquia / Área Pastoral Chegada
São Felix de Cantalice – Buíque 08/04
Nossa Senhora Mãe da Santa Esperança – Arcoverde 16/04
Nossa Senhora da Conceição e Sagrado Coração de Jesus – Sertânia 23/04
São José do Cruzeiro do Nordeste – Sertânia 30/04
São Cristóvão – Arcoverde 07/05
Reitoria São Miguel – Arcoverde 14/05
Nossa Senhora do Livramento – Arcoverde 21/05
São Geraldo – Arcoverde 28/05
Nossa Senhora da Conceição – Pedra 04/06
São José – Venturosa 11/06
Nossa Senhora da Conceição – Alagoinha 18/06
Nossa Senhora do Carmo – Pesqueira 25/06
Cristo Rei – Pesqueira 02/07
Santa Águeda – Pesqueira 09/07
Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Pesqueira 16/07
Nossa Senhora das Montanhas – Cimbres 23/07
Nossa Senhora das Dores – Poção 30/07
Sagrado Coração de Jesus – Sanharó 06/08
São Manoel da Paciência – Xucuru 13/08
São Bartolomeu e Santa Rita – Belo Jardim 20/08
Nossa Senhora do Bom Conselho – Belo Jardim 27/08
Nossa Senhora da Conceição – Belo Jardim 03/09
São Pedro e São Paulo Apóstolos – Belo Jardim 10/09
Nossa Senhora da Saúde – Belo Jardim 17/09
São Vicente Férrer– Serra dos Ventos (Belo Jardim) 24/09
São José – Brejo da Madre de Deus 1º/10
Nossa Senhora da Conceição – Fazenda Nova 08/10
São Domingos – Brejo da Madre de Deus 15/10
São Sebastião – Jataúba 22/10
Peregrinação da Relíquia na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Santa Esperança – Foto: Pascom
Benção com a relíquia na UBS do bairro da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Santa Esperança – Foto: Pascom
Encontro com Jovens e adolescentes de Buíque – Foto: Pascom da Paróquia São Félix de Cantalice

 

Compartilhar: