11 de junho, Dia de Oração pelos Sacerdotes: “abraçar a Cruz pela causa do Evangelho”

Compartilhe:

Instituído por São João Paulo II em 1995, com a Carta aos Sacerdotes por ocasião da Quinta-feira Santa, o “Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes” é celebrado todos os anos na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Seu objetivo é encorajar, tanto os sacerdotes a refletir sobre o dom do sacerdócio que receberam de Cristo, quanto os fiéis a rezar por seus sacerdotes, para que possam ser fortalecidos em seu ministério e permanecer firmes em seu compromisso com o Senhor.

Abraçar a Cruz pela causa do Evangelho: esta é a exortação dirigida pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) a todos os sacerdotes do país, numa mensagem difundida em vista do “Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes”, celebrado esta sexta-feira, 11 de junho.

Na nota, assinada pelo presidente da Comissão para o Clero, Vida Consagrada e Vocações da Conferência episcopal, dom James F. Checchio, se ressalta que “pregar o Evangelho muitas vezes resulta em rejeição e isolamento. Também os sacerdotes enfrentam esta dura realidade”. No entanto, os bispos estadunidenses reiteram que “o poder da Cruz prevalece” sempre.

Sacerdotes não carregam suas cruzes sozinhos

“Exorto todos os sacerdotes, especialmente aqueles que sofrem de modo particular – afirma dom Checcio -, a lembrar que eles não carregam suas cruzes sozinhos; é através e graças à Cruz de Cristo que nos é dada toda a força da qual precisamos para os desafios que enfrentamos”.

Anúncio do Evangelho está sempre ligado à perseguição

Em seguida, o prelado cita as palavras pronunciadas pelo Papa Francisco na Missa Crismal de 1º de abril passado, celebração na qual, tradicionalmente, são renovadas as promessas sacerdotais:

“O Papa Francisco lembrou aos sacerdotes que o anúncio do Evangelho está sempre intrinsecamente ligado à perseguição” e que “o peso da Cruz esteve presente em toda a vida de Nosso Senhor, do início ao fim.”

Na Cruz não pode haver ambiguidade

Portanto, assim como “Ele abraçou seus sofrimentos em cada momento de sua vida terrena, assim devem fazer seus sacerdotes”, pois “na Cruz não pode haver ambiguidade! A Cruz não é negociável”.

Instituído por São João Paulo II em 1995, com a Carta aos Sacerdotes por ocasião da Quinta-feira Santa, o “Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes” é celebrado todos os anos na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Seu objetivo é encorajar tanto os sacerdotes a refletir sobre o dom do sacerdócio que receberam de Cristo, quanto os fiéis a rezar por seus sacerdotes, para que possam ser fortalecidos em seu ministério e permanecer firmes em seu compromisso com o Senhor.

Vatican News – IP/RL

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​