Texto-base do Congresso Eucarístico Nacional 2020 é lançado nas livrarias do Brasil

Compartilhe:

No dia de hoje (12), marcando um ano restante para a realização do Congresso Eucarístico Nacional, haverá o lançamento nacional do texto-base nas livrarias Paulus, Paulinas e Vozes de todo o Brasil. A publicação já está à venda nas livrarias católicas do Recife, pelo valor de R$ 12,50. Na Paulinas Livraria Recife, bairro de Santo Antônio, uma programação foi elaborada para marcar o lançamento nacional, no dia 12/11, a partir das 9h.

O padre Damião Silva vai transmitir ao vivo, da livraria, o seu programa Encontro com Deus Especial, entrevistando os organizadores do evento. Vão participar do lançamento nacional, na Livraria Paulinas Recife, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, o secretário geral do Congresso Eucarístico Nacional, monsenhor José Albérico Bezerra, o padre Moisés Ferreira, autor da oração do Congresso, o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito e o Coordenador das Pastorais da Arquidiocese, padre Josenildo Tavares.

Em 1° de novembro aconteceu em nível do Regional NE2 CNBB o lançamento do texto-base do XVIII Congresso Eucarístico Nacional na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A solenidade reuniu bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosas consagradas, novas comunidades e leigos em torno do tema do Congresso: “Pão em todas as mesas”. O texto-base é uma publicação de 7 capítulos distribuídos em 143 páginas, que servirá como subsídio para reflexões e catequeses em preparação para o Congresso que será realizado em 2020 na Arquidiocese de Olinda e Recife.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, informa que o texto-base traz contribuições de vários bispos do Regional NE2 da CNBB, desde textos e revisões até observações, constituindo-se uma produção coletiva para o engrandecimento do Congresso. Segundo o Metropolita de Olinda e Recife, a publicação vai motivar as paróquias da Arquidiocese à reflexão e ao estudo, preparando-as para celebrar bem o Congresso Eucarístico, “tendo um conhecimento maior e uma compreensão melhor da Eucaristia”. Compuseram a mesa de abertura do evento o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens; o coordenador da Comissão Teológica Pastoral, dom Genival Saraiva de França; o presidente do Regional NE2, dom Paulo Jackson; o integrante da comissão Teológica Pastoral, diácono Sérgio Douets; e o secretário geral do Congresso, monsenhor José Albérico Bezerra.

O texto-base foi elaborado considerando o tema e o lema do congresso com o olhar local da Arquidiocese, com o olhar do Regional e com um olhar nacional, numa participação e produção coletiva. O texto-base traz palavras-chaves inspiradoras e norteadoras em cada um dos sete capítulos: assembleia, Palavra, sacrifício, espiritualidade, profecia, Maria e missão.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​