Sínodo: Diocese de Pesqueira inicia fase escuta nas paróquias e comunidades

Aberta a fase diocesana no último dia 17 de outubro de 2021, O Sínodo dos Bispos 2021-2023 segue agora, na Diocese, para uma nova fase: no período de 24/02 a 30/04, as paróquias, áreas pastorais e reitoria são convocadas pelo bispo diocesano, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, a vivenciarem a fase de escuta. Para tanto, a Comissão Diocesana encaminhará, na próxima semana, através do Secretariado Diocesano de Pastoral, um questionário que ajudará a traçar um perfil da Igreja a partir da escuta em suas bases, conforme desejo do Papa Francisco.

Membros de Conselhos Pastorais Paroquiais, bem como outras entidades e segmentos sociais terão a oportunidade de manifestar o seu pensamento sobre a realidade da Igreja e suas expectativas quanto à mesma no futuro. O papa Francisco convocou toda a Igreja a “escutar o povo”. Pela escuta conhecemos melhor a realidade e aprendemos a dar os passos necessários para maior dinamismo da ação evangelizadora.

Próximos passos do Sínodo na Diocese

As paróquias, áreas pastorais e reitoria se debruçarão nesta tarefa e terão até o dia 30/04 para concluir esta etapa.

No período de 1º a 08/05, será elaborada nas paróquias a síntese das respostas colhidas nas escutas.

No dia 09/05, as sínteses serão enviadas à Comissão Diocesana do Sínodo.

No dia 04/06 será dada por encerrada a Fase Diocesana com a realização da Assembleia Pré-Sinodal, em Pesqueira.