SEMANA MAIOR: Missa do Crisma em Pesqueira e os 10 anos de Dom José Luiz entre nós.

A Catedral de Santa Águeda, na última Quinta-feira (14), abriu suas portas para receber dezenas de fiéis para a Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos. Após dois anos sem a presença efetiva do povo, por conta da pandemia da Covid-19, foi possível realizar a celebração de modo presencial. Todos os sacerdotes e diáconos do clero diocesano, exceto de dois padres que não se puderam fazer presentes por motivos de doença, marcaram presença na celebração, além de outros de congregações e dioceses irmãs. Além do clero, destacamos a presença de religiosos e religiosas, seminaristas e uma significativa representação de jovens crismandos das paróquias.

A celebração, tão rica de simbolismo e conteúdo, foi transmitida por emissoras de rádio (Agnus Dei FM, Nova Líder FM e Jornal do Comercio de Pesqueira) e as plataformas da internet (Facebook e YouTube) das paróquias, áreas pastorais e reitoria, num trabalho coordenado pela PasCom Diocesana.

A missa, presidida por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano,  foi também uma oportunidade preciosa para que todos pudessem agradecer a Deus pelos 10 anos de pastoreio de Dom José à frente da Diocese. Em sua homilia, o bispo, dirigindo-se aos seus padres, referindo-se aos seus 10 anos de missão, ressaltou o seu contentamento pelos seus 10 anos de caminhada com a Igreja de Pesqueira.

“Quero manifestar toda a minha gratidão ao povo de Deus, ao povo querido e a cada um de vocês, meus caros padres e diáconos, meus colaboradores mais próximos, com quem partilho a missão de Jesus na terra. Gostaria de cumprimentar cada um de vocês, um por um, perguntando sobre sua saúde, se você está bem, para fazer minha a sua preocupação, a sua dor e as suas angústias. Mais uma vez quero dizer de minha estima pelos padres que vocês são, por aquilo que vocês fazem, pela esperança que vocês oferecem às pessoas, pelo zelo que demonstram, especialmente neste período de pandemia. Deus abençoe o ministério sacerdotal de vocês. Deus abençoe o presbitério de Pesqueira!

Após estas palavras de Dom José Luiz, seguiu-se a Renovação das Promessas Sacerdotais e a bênção dos Santos Óleos. Ao final, Dom José Luiz convidou toda a Diocese para três importantes momentos: a continuidade da fase de escuta do Sínodo dos Bispos 2022/2023 nas paróquias, em sua fase diocesana; o encerramento do Ano Josefino Diocesano no próximo dia 30 de abril, às 17 horas, em Venturosa; e a celebração dos 75 anos do prédio do Seminário São José, no próximo dia 10 de junho, em Pesqueira.

Confira mais imagens na galeria de fotos.