Retorno às igrejas dia 1º: comunhão aos enfermos e idosos e missas online

É tempo de CUIDAR. Por isso, em virtude do retorno das paróquias às suas celebrações, muitas providências devem ser tomadas para garantir a todos o bem-estar e a segurança de suas vidas. Do ponto de vista espiritual, também garantir a vivência da fé, mesmo mediante tantos contratempos. Por isso, o Decreto episcopal dispõe, dentre outros, dois aspectos importantes: a comunhão aos enfermos e idosos, e a continuidade das celebrações pelos meios de comunicação.

Sobre a comunhão aos idosos e enfermos em suas casas, o Decreto 08/2020, emitido por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, Bispo Diocesano, nesta terça-feira (14), estabelece que cada paróquia se organize para garantir aos que não puderem vir às missas presenciais, especialmente idosos e enfermos, a sagrada comunhão. Cada paróquia deverá preparar e dispor de seus ministros da Eucaristia que não sejam de grupo de risco para que levem a comunhão nas casas dos fiéis, especialmente aos domingos.

Mesmo retornando as celebrações, as paróquias deverão permanecer com as transmissões das mesmas pelos meios de que já dispõe e faz uso, garantindo a todos os que não puderem participar da missa presencial a celebração em seus domicílios. A medida permanece tendo em vista que os templos só poderão receber 30% de sua capacidade de pessoas para cada celebração, mantendo-se a distância mínima entre uma e outra de 1,50m.