Papa nomeia religiosa brasileira para a evangelização dos povos

Trata-se de Irmã Luiza Premoli, 59, natural da diocese de São Mateus, no Espírito Santo, Superiora Geral das Missionárias Combonianas, nomeada pelo Papa Francisco consultora da Congregação para a Evangelização dos Povos. O anúncio foi feito na Sala de Imprensa do Vaticano, no sábado,13. “Sinto uma gratidão profunda pela confiança que me foi dada. Esta nomeação não é reconhecimento da minha pessoa, mas o que represento neste momento. Também acho que a minha nomeação está na linha do desejo do Papa Francisco de ter mais mulheres nos dicastérios vaticanos”, afirmou. Junto com Irmã Luiza foram nomeados outros Religiosos, a saber, Tarcisius Isao Kikuchi, svd, bispo de Niigata, Japão;  Dieudonné Nzapalainga, C.S.Sp., arcebispo de Bangui (República Centro-africana); Frei  Michael Anthony Perry, Ofm, Ministro Geral dos Frades Menores; padre Louis Lougen,omi, Superior Geral dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada.

O Papa nomeou, também, para esse Dicastério, dois brasileiros: dom  Celmo Lazzari, csi, natural de Garibaldi – RS, da Congregação dos Josefinos de Murialdo,  bispo titular de Muzuca e Vigário Apostólico de São Miguel de Sucumbios, Equador;  o arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, natural de São José do Rio Pardo- SP.

Sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos

Com a Bula Inscrutabili Divinae, do dia 22 de junho de 1622, o Papa Gregório XV criava a Congregação, com o nome de: Propaganda Fide. Esta congregação tem uma tarefa especificamente missionária; de dar as diretrizes, promover a formação de missionários, dar impulso e prover o sustento daqueles que estão em terra de missão, através das Pontifícias Obras Missionárias. A Congregação até então estava assim constituída: 39 cardeais, 4 arcebispos, 4 bispos, 4 diretores nacionais de Pontifícias Obras Missionárias e 4 superiores gerais. Irmã Luiza Premoli é a primeira mulher, por enquanto, a fazer parte deste Dicastério. A CRB Nacional  se alegra com Irmã Luiza Premoli e sua  Congregação,  e louva a Deus por sua nova missão a favor do Reino de Deus.

RCR/rcbnacional