Papa Francisco pede orações e solidariedade diante da tragédia em Brumadinho

Compartilhe:

O Papa Francisco pediu orações e solidariedade com as vítimas do rompimento de uma represa de resíduos minerais em Brumadinho (MG), que causou, em 2019, a morte de 272 pessoas e contaminou rios.

Assim indicou o Santo Padre em uma mensagem de vídeo divulgada no dia 25 de janeiro, dia em que se completou um ano da tragédia que afetou a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

“Neste primeiro aniversário da tragédia de Brumadinho, rezemos pelos 272 irmãos e irmãs que foram soterrados”, pediu o Papa, que também lamentou “a contaminação de toda a bacia fluvial”.

Além disso, exortou a oferecer “nossa solidariedade às famílias das vítimas, um apoio à Arquidiocese e a todas as pessoas que estão sofrendo e que necessitam de nossa ajuda”.

“Com a intercessão de São Paulo, que Deus nos ajude a recuperar e proteger a nossa casa comum”, assinalou o Papa na festa da conversão de São Paulo.

Frente à emergência, a Arquidiocese de belo Horizonte lançou a campanha solidária #JuntosProBrumadinho, para “arrecadar roupas, alimentos e água, destinados aos atingidos pelo rompimento da barragem”.

“Os danos humanos e socioambientais são irreparáveis e apontam para uma urgência, já tão evidente: é preciso repensar modelos de desenvolvimento que desconsideram o respeito à natureza, os parâmetros de sustentabilidade”, escreveu na ocasião o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​