Padre Fábio Pereira despede-se da Área Pastoral: “Vocês foram muito importantes na minha vocação. Gratidão a Deus.”

Na noite de ontem (02), a comunidade da Área Pastoral Mãe da Santa Esperança celebrou a sua ação de graças pelo tempo de pastoreio do Padre Fábio Pereira dos Santos, Vigário Geral e pároco nomeado para a paróquia Santa Águeda, Catedral Diocesana de Pesqueira.

O povo se fez presente à singela igreja dedicada à Mãe da Santa Esperança, na liturgia da festa da Apresentação do Senhor, prestando suas homenagens e manifestando o seu carinho e gratidão ao padre pela sua pela presença e atuação. Em meio às homenagens, foram destacadas duas virtudes do padre muito marcantes para a comunidade: a simplicidade e a capacidade de acolhimento, marcas de sua ação pastoral naquele lugar. A missão do padre foi comparada à chuva que cai no sertão que, “por mais rápida que seja, modifica o sertão. O senhor marcou a nossa comunidade, pois a sua passagem foi um divisor de águas”, concluiu Luisa Macário, em nome da comunidade. O grupo de acólitos entregou, simbolicamente, ao padre um pouco da terra de Arcoverde para que levasse consigo o carinho do povo desta terra.

Padre Fábio dirigiu palavras ao povo:

“Gratidão a Deus pelo chamado, porque me proporcionou uma experiência diferente que eu nem imaginava e nem estava em meus planos. Eu estava numa experiência bem diferente à frente de um seminário numa capital como Recife. Mas eu desejava voltar para o interior, caminhar nas ruas, ouvir o povo, sentir o cheiro da chuva. E eu tinha uma esperança de voltar para o interior e me foi dada essa esperança, com a Mãe da Santa Esperança no dia 24 de março. Foram apenas 1 ano, dez meses e alguns dias, mas com a impressão de que já conhecia vocês e já morava aqui há muito tempo. Vocês foram  muito importantes na minha vocação. Quando cheguei aqui a alegria tomou conta de mim e reacendeu o desejo da missão. Peço perdão por aquilo que não pude fazer ou se, por acaso, não dei o testemunho ideal. Rezem por mim nesta nova missão.”

Daqui pra frente…

A Área Pastoral começa agora um novo tempo de sua caminhada pastoral e administrativa. Uma equipe missionária nomeada por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, deverá encaminhar daqui pra frente as atividades da comunidade. Nesta equipe estão um sacerdote, Frei Manoel Ferro, OFM, o estagiário Marcos que concluiu o curso de Teologia ano passado, uma religiosa, a Irmã Girlene, missionária de Fátima, além do apoio e acompanhamento direto ainda do Padre Fábio Pereira e do próprio bispo diocesano.

Uma reunião com os Conselhos Pastorais e Econômico foi convocada para esta segunda-feira (03) a fim de encaminhar os trabalhos em continuidade às atividades.