O que muda, na prática, a partir de agosto, com o novo Decreto diocesano?

Com a publicação do Decreto Diocesano nº 29/2021, no último sábado (9), a Diocese de Pesqueira, a partir do dia 2 de agosto, entra numa nova fase de abertura gradual de suas atividades sacramentais e pastorais. Em resumo, são essas as mudanças contidas no Documento:

1. SACRAMENTOS, SACRAMENTAIS E OUTROS MOMENTOS

Missas: De segunda a Domingo das 5h às 22h. Número máximo de participantes: 100 pessoas por cerimônia, independentemente da capacidade do local.

Batizados – Cerimônias com o número máximo de 10 crianças a serem batizadas, com participação restrita aos pais e padrinhos.

Casamentos –  Autorizados para o segundo semestre de  2021.

Unção dos Enfermos  – Nas casas ou hospitais, o padre deve usar algodão para o momento da unção. Todos os presentes à celebração devem usar máscara e álcool 70%.

Confirmação (Crisma) – A combinar com o Bispo Diocesano. Celebrações com, no máximo, 100 pessoas. Se necessário, realize-se mais de uma cerimônia.

Celebração da Palavra – Seguem as mesmas normas dadas para a Santa Missa.

Comunhão aos doentes nas casas ou hospitais – Cumpra-se o mesmo que se diz em relação ao Sacramento da Unção dos Enfermos.

Exéquias (Velórios) – Deve-se usar a fórmula breve, seguir as normas de higiene e distanciamento da Covid 19,  e não ser realizado em horário muito próximo ao momento do sepultamento, evitando aglomerações.

Procissões – Permanecem proibidas em toda a Diocese.

Carreatas – Autorizadas, desde que observados todos os protocolos quanto à prevenção da Covid-19.

2. CATEQUESE E ENCONTROS PASTORAIS

Encontros de Catequese

– Para os níveis infantil, juvenil e adulto, a Catequese nas paróquias deve dar continuidade com as turmas que tiveram seus encontros suspensos por conta da pandemia. Não haverá neste semestre inscrição para nenhuma nova turma.

– As turmas devem ter encontros, por níveis de catequese, em horários diferentes, evitando aglomerações.

Reuniões pastorais

– Todos os encontros ou reuniões de grupos e pastorais, sejam na paróquia ou em residências, devem obedecer a normas preventivas de Covid 19: aferição de temperatura dos participantes no ato da chegada, distanciamento social de 1,50m entre os participantes, uso de álcool em gel 70%, uso de máscaras, obrigatoriamente durante todo o tempo do encontro, higienização dos ambientes entre uma reunião e outra, local devidamente apropriado no tocante à ventilação, número máximo de participantes: 100 pessoas ou 50% da capacidade do local.

Não está autorizada na Diocese realização de  “encontrões”, retiros, luais e Cercos de Jericó que reúna em ambientes fechados um número de pessoas além do permitido.

TODAS AS DETERMINAÇÕES DIOCESANAS PASSAM A VIGORAR

A PARTIR DO DIA 2 DE AGOSTO DE 2021.