Nomeação de Chanceler: Pe. Allan de Lima Sobral

O Bispo Diocesano, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, tornou público o decreto 19/2023 de nomeação do novo Chanceler da Diocese de Pesqueira, nesta sexta-feira (14/07). A partir de agora, o Padre Allan de Lima Sobral, que é Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho em Belo Jardim, assumirá essa nova missão, que até então era exercida pelo Pe. Eliseu.

As funções da Chancelaria são definidas pelo Código de Direito Canônico nos cânones 482-491. A tarefa principal da Chancelaria é cuidar que os Atos da Cúria Diocesana sejam redigidos e despachados, bem como arquivados.

O Chanceler é responsável por preparar Nomeações, Provisões, Decretos, Atos, Documentos de Ordenações, Documentos Sacerdotais, e por despachar os atos do bispo. Ainda, nos atos da Chancelaria, com efeito jurídico, emanados e assinados pelo bispo, o Chanceler certifica assinando conjuntamente.

A Chancelaria também é responsável por recolher dados estatísticos das Paróquias, Instituições e Organismos da igreja presente na diocese e transmiti-los à Santa Sé para compor a Estatística anual da Igreja Católica no mundo, entre outras atribuições.