Missas privadas com transmissões pelos meios de comunicação e comunhão eucarística aos domingos

O Decreto 04/2020 emitido por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, na tarde desta quarta-feira (18), em seu terceiro parágrafo dispõe sobre o modo da celebração da Santa Missa em caráter privado, em vista da pandemia Corona Vírus. Veja o texto:

“Ficam suspensas, a partir desta data, todas as celebrações da Santa Missa em caráter público nas matrizes, capelas, oratórios, santuários, capelas de colégios e hospitais. Ao povo de Deus seja oferecida, contudo, a oportunidade de ter acesso às mesmas celebrações a partir dos meios de comunicação social (rádio, internet, etc). A Diocese disponibilizará através de uma emissora da cidade de Pesqueira o sinal para transmissão de todas as celebrações presididas pelo Bispo Diocesano através da Rádio Agnus Dei FM, de Arcoverde.”

Na prática, as celebrações da Santa Missa, a partir de 18 de março, serão celebradas com a mínima participação de fiéis, apenas o estritamente necessário para a sua realização. As demais pessoas poderão e deverão participar acompanhando pelos meios de comunicação (rádio e internet). Para tanto, a rádio católica Agnus Dei FM 106.7, em Arcoverde, será a responsável pelo sinal das transmissões da Santa Missa. O povo poderá, aos domingos, dirigir-se às matrizes, onde haverá um plantão de  ministros da Comunhão Eucarística para a distribuição da Sagrada Comunhão. Durante todo o dia de domingo, as igrejas permanecerão abertas para visita do povo ao Santíssimo Sacramento.