Dom José Luiz reúne Conselho Presbiteral e destaca pontos positivos da caminhada diocesana

No dia de ontem (10), no Centro Pastoral São João Paulo II, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, reuniu o Conselho Presbiteral para dar encaminhamento a uma série de realidades diocesanas em vista do ano 2020.

Dentre os assuntos da pauta, o bispo, após manifestar sua gratidão a cada sacerdote “pelo bem que fazem à nossa Diocese”, levantou com os mesmos alguns destaques positivos da caminhada pastoral na Diocese, entre as sombras que também se fizeram presentes ao longo do ano.

Mereceram destaque, dentre tantas iniciativas:

Projeto Vocacional Diocesano

Em 2019, foi feito um trabalho para acompanhamento a 28 jovens dispostos fazer sua caminhada rumo ao Seminário Propedêutico. Acrescente-se a isso a expansão da OVS – Obra das Vocações Sacerdotais em toda a Diocese.

Cursos para padres e leigos

Em 2019 podemos colher experiências de estudos, como o Mestrado do Padre Fábio de Lima, que se desenvolve na UNICAP, a conclusão do Curso de Teologia pelo seminarista Jose Marcos Bezerra e ainda uma de nossas leigas que faz o seu mestrado em Missiologia.

Formação de 50 Ministros da Palavra

A Escola de Ministros na Região Pastoral Arcoverde conclui seus estudos no dia 28 de dezembro com a instituição, pelo Bispo Diocesano, de 50 novos Ministros da Palavra, numa experiência inédita na Diocese. A Escola é uma das prioridades do Plano Diocesano de Pastoral para a Região Pastoral Arcoverde que abrange 11 paróquias.

Encontros e Assembleia de Catequese

A Diocese caminhou bem nesse campo. Nas Regiões pastorais e em nível diocesano, a Catequese deu grandes passos em sua caminhada, sobretudo com a intensificação do RICA – Rito de Iniciação Cristã para Adultos. O destaque de 2019 na Catequese foi, sem dúvida, o I Simpósio Diocesano de Catequese que realizamos em novembro, com a assessoria do Padre Humberto Robson, da Arquidiocese de São Paulo.

Dia do Agricultor, Escola de Formação Cidadã e outros projetos sociais

A dimensão social na Diocese caminhou este ano com momentos muito significativos para a nossa história. A celebração do Dia do Agricultor, organizada pela Cáritas Diocesana, que reuniu milhares de agricultores e agricultoras em Pesqueira com atividades diversas, num belo dia para ficar em nossa memória, com palestras, feira, shows e muito mais.

Uma outra iniciativa que merece destaque é a Escola de Formação Cidadã. Em 2019, a escola realizou o seu VI Módulo, culminando com a publicação de trabalhos importantes.

Também merecem destaque em nível diocesano os projetos sociais em prol da água.

Jornada Diocesana do Dízimo

Pelo sexto ano consecutivo, a Diocese realizou a Jornada Diocesana do Dizimo, este ano com a assessoria do Padre Cristovam Iubel, da Diocese de Guarapuava-PR, articulador nacional da Pastoral do Dízimo.

Jubileus paroquiais

Em 2019, celebramos com grande júbilo os 100 anos da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Arcoverde, e os 65 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Sanharó.

Vida dos migrantes na Diocese

Este ano, a Diocese de Pesqueira fez um trabalho significativo com os migrantes que por aqui chegaram, dando-lhes o acompanhamento e o apoio necessários para que possam ter uma condição de vida digna.