Dom José Luiz participa, em Palmares, de missa de posse de Dom Fernando Barbosa

Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, nosso bispo diocesano, participou ontem (22), da cerimônia de acolhida pela Diocese de Palmares ao seu novo pastor Dom Fernando Barbosa dos Santos, C.M. Dom Fernando é natural da cidade de Sertânia, na Diocese de Pesqueira. Assume a diocese como 4º Bispo da Diocese de Palmares, em substituição a Dom Henrique Soares, falecido em março de 2020, vítima da Covid-19.

A cerimônia realizada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição dos Montes contou com a participação de arcebispos, bispos e padres de todo o Regional Nordeste 2 da CNBB.  Também estiveram presentes representantes da Prelazia de Tefé (AM), porção da Igreja que dom Fernando Barbosa pastoreou durante os últimos 7 anos. Além de membros dos regionais Norte 1 e Norte 2 da CNBB, do estado do Tocantins e da Província da Congregação da Missão, em Fortaleza. Centenas de fiéis leigos acompanharam o rito em frente à catedral e pela internet, em respeito aos protocolos sanitários.

Após leitura da bula papal, de receber o báculo como símbolo do pastoreio das mãos do bispo da Diocese de Petrolina (PE), dom Francisco Canindé Palhano, e de ouvir as palavras de acolhimento dos representantes do clero, dos religiosos e dos leigos, dom Fernando dirigiu suas primeiras palavras como 4º bispo de Palmares.

Na homilia, o religioso destacou a alegria, mas também a grande responsabilidade ao assumir a nova missão em uma terra por onde “passaram grandes bispos”.

“Recebo uma grande riqueza dada pelo Senhor que me confiou uma igreja missionária capaz de olhar e ser modelo para as demais como uma igreja servidora, uma igreja em saída e samaritana que contempla o rosto do pobre. Sim, uma igreja capaz de amar e perdoar sendo sinal do Senhor aqui na Terra”, declarou.

Dom Fernando sintetizou sua missão como bispo dizendo que sua tarefa é o diálogo e que seu compromisso é com a sinodalidade. O religioso afirmou ainda que irá ao encontro do clero e de todos fiéis como pastor capaz de escutar, perdoar, direcionar, governar e, ao mesmo tempo, abrir novos horizontes para uma caminhada em conjunto.

“Ser bispo tem essa missão de agregar, pois a Igreja deve ser esse sinal de unidade entre o bispo, clero, religiosos, religiosas e fiéis leigos. Sinto-me muito feliz em ver meus colegas bispos que vieram de tantas dioceses porque somos comunhão, uma única Igreja conduzida pelo Senhor, e aqui estou como servo da Congregação da Missão”, disse.

O bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson, expressou sua alegria em acolher dom Fernando no regional que “tem uma bonita tradição de sinodalidade”.

“Nós nos alegramos muito porque o senhor traz essa experiência bonita da Amazônia que poderá nos ajudar apontando caminhos para que nossa Igreja seja cada vez mais missionária. Muito obrigado pelo seu sim”, destacou.

Por fim, dom Fernando Barbosa agradeceu a todos os bispos, aos seus familiares e antes de encerrar a celebração rezou nos túmulos dos ex-bispos da Diocese de Palmares (PE), dom Acácio Rodrigues Alves e dom Henrique Soares da Costa, este seu antecessor.

Fonte: CNBB Regional Nordeste 2