Dom Fernando Saburido é o novo presidente do Regional Nordeste 2

Pela segunda vez, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidirá a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2). A escolha do epíscopo aconteceu nesta quinta-feira, 8, durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O religioso sucederá dom Genival Saraiva, bispo de Palmares que teve sua renúncia acolhida pela Santa Sé por ter atingido a idade máxima para o serviço do episcopado. De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem renunciar ao cargo quando completarem 75 anos. Dom Fernando ressaltou que a escolha é mais uma grande responsabilidade. “Eu já fui presidente em 2002, mas também tive que renunciar porque fui nomeado bispo da Diocese de Sobral (CE), que faz parte da CNBB NE1. Passei três anos no cargo. Novamente os bispos me elegeram e não posso me negar à missão. Por estar no Recife e a sede do Regional ser na capital pernambucana, a ideia é de que haja mais facilidade em conciliar as duas funções”, contou o arcebispo por telefone. O Regional CNBB NE 2 abrange os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Com a nova missão, dom Saburido ajudará a pastorear as 21 dioceses que existem nos quatro estados. Para auxiliar o religioso permanece como vice-presidente o bispo de Campina Grande (PB), Manoel Delson Pedreira da Cruz e como secretário o bispo de Guarabira (PB), dom Francisco de Assis Dantas Lucena. Os religiosos permanecerão no cargo até o ano que vem, concluindo o último quadriênio. Em 2015, portanto, será escolhida uma nova presidência.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife