Diocese de Pesqueira dará novo impulso à Pastoral da Sobriedade em 2020

A Diocese de Pesqueira realizou no último sábado (14), no Centro Pastoral São João Paulo II (Seminário São José), um importante encontro da Pastoral da Sobriedade, em vista de maior organização e impulso da mesma em 2020. A comissão fez uma avaliação das atividades em 2019, bem como elaboração do calendário de ações para 2020. Segundo o Diácono Fernando José, articulador diocesano, a avaliação foi positiva:

“Apesar dos desafios, em 2019 tivemos bons frutos. Um exemplo foi a formação para agentes da Pastoral assessorado pela coordenação da CNBB Regional Nordeste 2. Daí foi criada a Pastoral na cidade de Belo Jardim, paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho.”

Presença e atuação

A Pastoral da Sobriedade, em nível diocesano, atualmente está presente nas seguintes cidades: Sertânia, Arcoverde, Pesqueira e Belo Jardim. Conta hoje como diretor espiritual o Frei Chico, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Convento de São Francisco), Pesqueira.

Saiba mais sobre a Pastoral

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.
Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social. Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.

Os 12 passos

Os 12 Passos da Pastoral da Sobriedade são vivenciados periódica e ciclicamente traduzindo um Programa de Vida Nova que cumpre a primeira missão da Igreja: a evangelização.

Os 12 passos são: ADMITIR – CONFIAR – ENTREGAR – ARREPENDER-SE – CONFESSAR – RENASCER – REPARAR – PROFESSAR A FÉ – ORAR E VIGIAR – SERVIR – CELEBRAR – FESTEJAR

Oração da Sobriedade