Diocese de Pesqueira celebra 15 anos de Episcopado de Dom José Luiz

Com alegria e júbilos, a Diocese de Pesqueira celebra, nesta quarta-feira, 17 de março, o aniversário de 15 anos de ordenação episcopal do nosso bispo, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR. Louvamos e bendizemos a Deus pelo sim vocacional de nosso bispo, e rogamos a Deus para que ele possa continuar construindo o diálogo nesta igreja particular.

Conheça mais sobre Dom José Luiz

Seu lema episcopal é tirado da primeira carta de São João: Deus é amor (1Jo 4,8). Nascido em Itirapina, São Paulo, no dia 23 de janeiro de 1957. Fez sua profissão religiosa na congregação do Santíssimo Redentor em 31 de janeiro de 1982. Dom José recebeu a Ordenação Sacerdotal em 14 de dezembro de 1985.

Episcopal

Em 1º de fevereiro de 2006 foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza – CE pelo papa Bento XVI e foi ordenado bispo em 17 de março de 2006. Em 15 de fevereiro de 2012 foi nomeado como 8º bispo da Diocese de Pesqueira. Sua posse canônica aconteceu no dia 14 de abril de 2012.

Formação

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, em Ipiranga (SP).

Atuação pastoral

Atualmente está na comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) onde Acompanha o Setor da Mobilidade Humana; é o bispo referencial na Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Presidente do Serviço Pastoral do Migrante (SPM) e a Pastoral do Povo em Situação de Rua como bispo de referência. No Regional Nordeste 2 é o bispo de referência da Pastoral Carcerária.