Corpus Christi: Dom José Luiz envia orientações às paróquias em tempos de Covid-19

Foram encaminhadas ontem (5) por parte de Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, as orientações às paróquias e comunidades quanto à celebração de Corpus Christi, neste ano em especial em virtude da realidade da Covid-19.

O Bispo destacou inicialmente a necessidade da observância das orientações e decretos emitidos pelas autoridades competentes quanto ao isolamento social e outras providências para o combate ao Corona Vírus, ja determinados através de decretos diocesanos anteriores:

Diante da situação atual da pandemia do Coronavírus (COVID-19) e considerando o momento no qual as circunstâncias dos riscos de contágio permanecem ameaçando a vida e saúde de nossos fiéis ,achamos por bem manter validas as orientações dos decretos anteriores n.03 e 04.

Seguem as orientações com seis pontos a serem considerados pelos párocos e administradores paroquiais:

1. A procissão com aglomeração de fiéis nas ruas e praças está suspensa;
2. Os párocos e administradores devem estar atentos às orientações estaduais e municipais sobre a quantidade de pessoas para esta celebração e, também, de outras cerimônias litúrgicas;
3. Após a celebração eucarística, onde for possível pode-se realizar uma procissão motorizada, contendo apenas dois veículos, estando o Santíssimo Sacramento no primeiro e em seguida outro com o som. Lembro que este momento não é uma carreata, por isso é importante comunicar aos fiéis para permanecer em casa antes e após a passagem do Santíssimo;
4. Ao retornar a Igreja Matriz, pode-se dar a bênção do Santíssimo Sacramento;
s. As celebrações sejam transmitidas pelas mídias sociais e onde for possível também pelo rádio;
6. Em todas as comunidades da Diocese, haja um gesto de caridade, onde todos poderão oferecer algum alimento para os que mais precisam.

E conclui o Bispo com uma exortação:

Esta celebração litúrgica seja de muita oração, em todas as comunidades, pela superação da pandemia. Motivem os fiéis para prepara as suas casas para a passagem do Santíssimo.