Conselho Diocesano de Pastoral avalia ano pastoral e traça metas para 2020

No último sábado (14), Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, reuniu o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), importante organismo diocesano que dinamiza a caminhada pastoral em toda a Diocese. O encontro, por ser o último do ano, teve como elemento principal de pauta o tom de uma ação de graças por tudoo que pode ser feito ao longo do ano nas paróquias, comunidades e pastorais.

A abertura se deu com uma oração contextualizada com o tempo do advento que ora vivemos e o que Deus nos permitiu fazer em seu nome, tomando como texto referencial a carta de São Paulo aos Colossenses, culminando com o canto do Te Deum, num grande louvor de todos.

O Bispo, em sua palavra de boas-vindas aos presentes, ressaltou a necessidade de ter na memória o que foi possível ser feito, valorizando a dimensão da sinodalidade diocesana:

“Temos que gravar as nossas ações no coração. Temos que ter a consciência da sinodalidade, dos conselhos, da escuta. Estamos na caminhada para valorizar as nossas Regiões Pastorais, num processo importante de caminhar juntos, frente a uma sociedade na qual vivemos e que prega o individualismo. O coletivo deve nos falar mais alto, dando-nos as mãos e fazendo o caminho.”

O CDP, num segundo momento, fez a partilha das experiências vivenciadas ao logo deste ano, com alguns destaques:

• A Escola de Formação de 50 Ministros da Palavra, com a valorização do laicato (Região Arcoverde).
  • O trabalho da Pastoral Familiar, evoluindo a sua sistematização em todas as paróquias (Região Belo Jardim)
  • As campanhas da Cáritas Diocesana atingindo números significativos: Agasalho (12.619 peças), Brinquedo (4 mil), Natal dos Sonhos (53 crianças e 34 famílias beneficiadas)
  • A celebração do Dia do Agricultor
  • o Terceiro Bazar Solidário
  • O envolvimento de 50 jovens voluntários nas ações e projetos da Cáritas e o envolvimento com as escolas.
  • A Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Pesqueira, Sanharó e Pedra
  • O Curso de Extensão e Formação Política e Participação Social em 11 municípios da Diocese.
  • A Escola Fé e Política
  • As Escolas Paroquiais de Formação de Catequistas
  • A reanimação da Infância Missionária em nível diocesano, com o Encontro de Formação para Animadores da IAM.
  • A Jornada Diocesana do Dízimo com o objetivo de dinamizar a experiência em toda a Diocese.
  • A retomada da Pastoral da Sobriedade, com novos passos para a sua reestruturação em nível diocesano

Algumas perspectivas para 2020

• Organização da Comissão Sócio-Transformadora, agrupando pastorais afins para melhor funcionamento
  • A conclusão dos Diretórios de Catequese, dos Sacramentos e do Dízimo.
  • Reabertura do Seminário  Propedêutico São José em Pesqueira
  • A retomada da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar
  • O Encontro da Comissão Diocesana para o Laicato
  • O Nordestão das Pastorais Sociais que deverá acontecer na Diocese de Pesqueira em 2020
  • O Encontro Regional dos padres que trabalham nos cárceres
  • A continuidade das visitas às Cadeias Públicas por parte da Pastoral Carcerária
  • O trabalho com pessoas atingidas pela transposição do Rio São Francisco
  • A formação por módulos da Pastoral do Dízimo com repasse para equipes paroquiais
  • A Assembleia Diocesana do Dízimo (novembro 2020)
  • O segundo volume do Plano de Gestão sobre a organização dos Conselhos Pastorais.
  • Novo impulso à Obra das Vocações Sacerdotais com missão pelas regiões