Comissão para o Diálogo Inter-religioso tem novo bispo referencial

A Comissão Regional de Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB Nordeste 2 tem novo bispo referencial, trata-se de dom Antônio Fernando Saburido. O arcebispo de Olinda e Recife sucederá o bispo da Diocese de Floresta (PE), dom Gabriel Marchesi, pelos próximos quatro anos.

A escolha de dom Saburido foi aprovada durante reunião conjunta do Conselho Episcopal de Pastoral (CEP) com o grupo de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP) da CNBB NE 2, no dia 20 deste mês. O encontro, o último do ano, aconteceu na sede do Regional, no Recife.

Como bispo referencial, o religioso da Ordem Beneditina terá a responsabilidade de conduzir a comissão composta por cinco organismos: Associação Fraterna de Igrejas Cristãs (Afic); Fórum de Reflexão e Ação Diaconal (Frad); Centro de Estudos Bíblicos (Cebi); Grupo Ecumênico do Agreste (GEA); e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que tem representação na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

Biografia

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB é o oitavo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife e 32º bispo a ocupar o sólio olindense. Nasceu no distrito de Jussaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 km do Recife, em 10 de junho de 1947.

Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000. O papa Bento XVI o nomeou no dia 18 de maio de 2005 como o novo bispo da diocese de Sobral (CE).

Nomeado oficialmente como novo arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, dom Saburido foi empossado, no dia 16 de agosto do mesmo ano.

Dom Saburido presidiu três vezes a CNBB NE 2.