Comissão Diocesana para a Cultura e Educação inicia articulação pastoral em Arcoverde

A Comissão Diocesana para a Cultura e Educação, sob a assessoria do Pe. Edson Rodrigues, em Arcoverde, dará início ainda este mês a articulação de seus trabalhos ligados à Cultura, Educação, ensino Religioso e Centros de Ensino Superior. A Diocese de Pesqueira quer, em virtude do seu ano jubilar pelos seus 100 anos em 2018, dar um passo significativo neste campo. Para tanto, erigiu em Arcoverde a Reitoria São Miguel com a finalidade exclusiva de articulação da pastoral nestes campos.  Um primeiro encontro será com o gestor da GRE – Gerência Regional de Educação, Sr. Reginaldo para apresentar a proposta da pastoral em vista de um trabalho com as escolas gerenciadas pela Entidade.

Um segundo momento será um contato, ainda este mês,  com a direção da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA e demais entidades de ensino superior na cidade, com a mesma finalidade de apresentar a proposta da Igreja para o Setor Universidades.

Conheça o trabalho da Comissão Pastoral para a Cultura e Educação em nível nacional

São Setores distintos:

SETOR CULTURA

Estimula e intensifica o diálogo com as diversas expressões da cultura, especialmente a latino-americana, tanto popular quanto do campo geral das artes, da vida acadêmica e do meio intelectual, resgatando e valorizando também as tradições culturais católicas. Além disso, cabe ao setor promover, nesse âmbito, a presença pastoral junto aos empresários, dirigentes cristãos de empresas e empreendedores cristãos.

Entre as ações está encontros de cultura e turismo religioso e o lançamento da Coleção Pastoral da Cultura que traz informações sobre o patrimônio cultural e religioso da Igreja no Brasil. A Coleção é uma iniciativa do Setor de Cultura da CNBB e da Arquidiocese de Belo Horizonte, a partir de sua Pastoral da Cultura e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura da PUC Minas (Nepac).

SETOR EDUCAÇÃO

Promove encontros para a partilha de experiências, de articulação e de formação de educadores. Elabora subsídios formativos sobre temas relacionados à Pastoral da Educação e sua importância. Estimula a criação da Pastoral da Educação nas dioceses onde ainda não exista e acompanha as escolas gerenciadas por instituições católicas, sejam as vinculadas à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) sejam outras. Além de estimular o acompanhamento das políticas públicas de educação e a participação nas instâncias municipal, estadual e federal.

SETOR ENSINO RELIGIOSO

Mantém o serviço de assessoria permanente ao episcopado, professores e pesquisadores da área. Para isso, acompanha a reflexão e prática sobre esta área de conhecimento na rede pública e rede particular de ensino, tomando como foco principal os estudantes, seus interesses e necessidades; e as metodologias que lhes possibilitem o ensino-aprendizagem, considerando a linguagem como instrumento de aproximação entre todos; as atitudes de respeito, abertura, compreensão, acolhida mútua no exercício da liberdade religiosa, em ambiente escolar e além dele.

SETOR UNIVERSIDADES

Articula a ação evangelizadora nesse meio, partindo da valorização da pessoa e do fortalecimento da vida de comunhão, favorecendo o anúncio de Jesus Cristo, o atendimento pastoral a estudantes, professores, funcionários e familiares, resgatando assim a histórica presença profética da Igreja nesse meio.
Segundo o assessor, padre Danilo Pinto, o Setor Universidades possui duas grandes linhas de atuação, a formação dos agentes de pastoral e articulação da ação evangelizadora, a partir das Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019).

O Setor Universidades desenvolve os seguintes projetos e atividades:

• Curso para Agentes de Pastoral Universitária, Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC)
  • Encontro Nacional de Docentes Universitários Cristãos (ENDUC)
  • GT Universidades e Amazônia
  • Programa Missão País, Serviço de Acolhida aos Estudantes Estrangeiros