Novena da Conceição tem início hoje em seis paróquias titulares na Diocese de Pesqueira

Todos os anos, ao chegar o dia 29 de novembro, centenas de paróquias e comunidades aguçam o seu sentimento filial para celebrar a Virgem Maria em um dos dogmas mais importantes da Igreja Católica. Assim também acontece nas cidades Pesqueira, Belo Jardim, Sertânia, Alagoinha, Pedra e o distrito de Fazenda Nova (Brejo da Madre de Deus), onde a Senhora da Conceição tem a titularidade.

Missas, procissões, caminhadas penitenciais, recitação do terço, canto do Ofício da Imaculada, quermesses, bingos, shows e muitos outros momentos fazem parte das programações para homenagear aquela que foi concebida sem o pecado original. Até o dia 8 de dezembro, data oficial da solenidade, muitas comunidades estarão mobilizadas para celebrar, a cada dia, “os grandes louvores da Virgem Mãe de Deus”, como se canta no início do Ofício a ela dedicado.

O dogma

Há 150 anos em Lourdes, na França, Nossa Senhora apareceu para a menina Bernadette. Era o ano de 1858. Em 1854 o Papa Pio IX tinha proclamado solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Maria. Então, quatro anos depois, a própria Virgem Maria, em pessoa, quis confirmar este dogma. Foi quando em 25 de março de 1858, na festa da Anunciação, revelou seu Nome a Santa Bernadette nas aparições de Lourdes. Disse-lhe ela: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Em 8 de dezembro de 1854 o Papa Pio IX declarava dogma de fé a doutrina que ensinava ter sido a Mãe de Deus concebida sem mancha por um especial privilégio divino. Na Bula “Ineffabilis Deus”, o Papa diz:

“Nós declaramos, decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição, foi revelada por Deus e deve, por conseguinte, ser crida firmemente e constantemente por todos os fiéis”.