Começa hoje a I Assembleia Diocesana de Catequese

Compartilhe:

Tem início hoje (29), no Centro Pastoral São João Paulo II (Seminário São José), em Pesqueira, um dos mais importantes encontros de catequese já realizados pela Diocese em sua história. Trata-se da I Assembleia Diocesana de Catequese, evento que reunirá mais de 100 catequistas de Batismo, Matrimônio, Primeira Eucaristia e Crisma, além dos Catequistas ligados ao Rito de Iniciação Cristã para Adultos (RICA). O encontro se inicia hoje à noite e termina no domingo (01/12) ao meio dia.

Segundo Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, a expectativa da Diocese com este encontro é muito grande dada a sua importância para a realidade de nossas paróquias, áreas pastorais e reitoria:

“É necessário hoje, mais do que nunca, partir de uma avaliação madura e consciente, revendo as formas e os nossos métodos da Catequese em nossas comunidades. Para isto, é preciso parar, rever o passo e direcioná-lo de tal maneira que responda aos desafios de uma Catequese dinâmica, longe do academicismo tradicional, prática ainda comum nas paróquias, que chega a confundir ainda encontros de Catequese com aulas e catequizandos como alunos. Não raro, a primeira eucaristia ou a crisma tem se transformado em “conclusão de curso” com festa, certificado e tudo mais. Isto não se sustenta mais. Por isso, vamos dar um passo adiante, avançando para águas mais profundas, renovando o nosso modo de conceber e vivenciar a Catequese em todos os seus níveis. Nada mais oportuno que o final de um ano para uma avaliação de todos os passos e a tomada de novos rumos que nos garantam uma Catequese de maior qualidade.”

Assessoria do encontro

Para ajudar nas reflexões do encontro, a Diocese convidou o Padre Humberto Robson Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo. Padre Humberto é autor de vários livros na área de catequese, Mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia e coordenador dos cursos de Pós-graduação em Catequese e Espiritualidade do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​