Colégio Pio Brasileiro de Roma passa para a CNBB

Compartilhe:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumiu terça-feira, 30, a diretoria e a gestão do Colégio Pio Brasileiro, que tem como proposta a formação acadêmica e pastoral de sacerdotes diocesanos do Brasil. No mês de abril, o Colégio comemorou 80 anos de fundação. Durante esses anos, a instituição foi administrada pela Companhia de Jesus. A nova diretoria do Colégio tomou posse durante celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis. O novo reitor, Padre Geraldo dos Reis Maia, presbítero da Arquidiocese de Uberaba (MG), foi nomeado em maio. O arcebispo de São Luís (MA) e vice-Presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva, e o bispo auxiliar de Brasília e Secretário-geral da Conferência, Dom Leonardo Steiner, participaram da solenidade.  Na cerimônia, o Cardeal Damasceno destacou a importância da missão do Colégio Pio Brasileiro e recordou o tempo em que foi estudante na instituição, quando era seminarista. Dom Damasceno agradeceu aos Jesuítas pelo trabalho realizado durante todos esses anos e desejou bom êxito à nova equipe. Segundo o Padre Geraldo Reis Maia, a nova gestão do Colégio Pio Brasileiro quer contribuir ainda mais para o crescimento e a qualidade da formação dos padres que ingressam na instituição. Em sua fala, destacou o valor da missão recebida. O Colégio Pio Brasileiro nasceu a partir do Pontifício Colégio Pio Latino-americano, uma instituição eclesiástica, criada em 1858 para a formação do clero da América Latina, em Roma.

Nova direção
No Salão de Atos, houve a assinatura do documento oficial de passagem do Colégio da Companhia de Jesus para a CNBB, e a inauguração da galeria dos ex-reitores e descerramento da placa comemorativa em gratidão aos Jesuítas pelo trabalho desempenhado. A equipe que assumiu a gestão do Colégio é formada pelo reitor, Padre Geraldo dos Reis Maia; pelo diretor de Estudos, Padre Domingos Barbosa Filho da diocese de Oeiras (PI); pelo ecônomo, Padre Olindo Furlanetto, da Arquidiocese de Manaus (AM); e pelo diretor espiritual, Padre Antonio Reges Brasil, da Arquidiocese de Pelotas (RS), que permanece como no cargo desde 2013.

Presença do episcopado
A cerimônia de posse da nova diretoria contou com a presença do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, e do Prepósito-geral da Companhia de Jesus, Padre Adolfo Nicolás, além do arcebispo e secretário da Congregação para os Bispos, Dom Ilson Montanari, e o arcebispo e secretário para os Seminários da Congregação para o Clero, dom Jorge Carlos Patrón Wong. Bispos, padres, religiosos, benfeitores, autoridades, dentre elas o Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Denis Fontes Pinto e senhora; leigos também acompanharam a posse da nova diretoria do Colégio Pio Brasileiro.

Rádio Vaticano 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​