Catequistas da Diocese de Pesqueira realizam I Simpósio Geral

Compartilhe:

O Centro Pastoral São João Paulo II (Seminário São José), em Pesqueira, recebeu neste último final de semana (29/11 a 01/12) dezenas de catequistas dos níveis infantil, juvenil e adulto para a I Simpósio Diocesano de Catequese. Em clima de grande alegria, todos foram recebidos na noite da sexta-feira para o credenciamento, acomodações e cerimônia de abertura com a oração e os encaminhamentos iniciais.

A assessoria do encontro ficou ao encargo do padre Humberto Robson da Carvalho (centro),  sacerdote da Arquidiocese de São Paulo, autor de vários livros na área de catequese, especialista em Catequese e coordenador dos cursos de Pós-graduação em Catequese e Espiritualidade do Centro Universitário Salesiano.

No sábado os catequistas puderam refletir sobre a mistagogia dentro do processo catequético, com enfoque para a dimensão cristã na vida de cada pessoa: “A pessoa não nasce cristã , mas torna-se cristã”. Um outro tema muito aprofundado foi sobre a “Iniciação à Vida Cristã”, ponto referente do processo de Catequese amplamente contemplado no Plano Diocesano de Pastoral, com base nas Diretrizes Gerais da CNBB 2019-2023.

Uma das preocupações dos participantes centrou-se na realidade das crianças que fazem a Primeira Eucaristia e depois se afastam da Igreja. Por isso, foi pensada e sugerida uma capacitação para catequistas de perseverança, garantindo a essas crianças um conteúdo que lhes possibilite seguir a caminhada catequética em vista do Sacramento da Confirmação (Crisma).

No domingo, último dia do Simpósio, todos foram à Catedral Santa Águeda, participar da missa presidida por DOm José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, que marcou presença durante todo o encontro animando e encorajando os catequistas de nossa Diocese.

O próximo simpósio em 2020 deverá acontecer na Região Pastoral Arcoverde.

Confira mais imagens na Galeria de Fotos do site. Créditos da PasCom Santa Águeda de Pesqueira.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​