Catequistas avaliam o I Simpósio Diocesano de Catequese

Compartilhe:

A Diocese de Pesqueira realizou entre os dias 29/11 a 01/12 o I Simpósio Diocesano de Catequese, reunindo catequistas dos níveis infantil, juvenil e adulto no Centro Pastoral São João Paulo II, em Pesqueira, sob a assessoria do Pe. Humberto, da Arquidiocese de São Paulo, especialista no assunto.

Passado o evento, fomos ouvir as impressões de alguns participantes:

“Foi um momento marcante na vida da Diocese e de seus Catequistas, tivemos a oportunidade de entender sobre a Vida e a Missão de ser Catequista, a origem da catequese, a Iniciação a Vida Cristã e nos mostrou também como ser um Catequista com o Cristo Vivo dentro de nós um Mistagogo e não ser um Pedagogo, foram momento ricos para a nossa Fé Católica, tivemos a alegria de receber em nossa Diocese a presença do Nosso Amado Padre Humberto que nos deixou bem claro uma frase de Tertuliano “Cristão não Nasce, Torna-se”, desde de Já agradeço a equipe Diocesana pela qual se dedicou e confiou no Cristo para que este momento fosse realizado, e ao nosso Pastor Dom José Luiz que sempre se preocupa com suas ovelhas! O nosso muito obrigado” (José Silvano – Paróquia São Félix de Cantalice –  Buíque)

“Esta assembleia foi para nós um momento muito abençoado. Obrigada pelo empenho!” (Irmã Lourdes – Sertânia)

“O padre Humberto Robson deixou bem claro que o catequista precisa ser um mistagogo, aquele que toma o catequizando pela mão e o conduz ao encontro das pessoas com Jesus Cristo. Se a nossa Catequese não está levando os nossos catequizandos a fazerem essa experiência com Jesus Cristo, então não é Catequese, é aula de qualquer coisa, menos Catequese.” (Marinês – Coord. Diocesana de Catequese)

“Um encontro com riqueza de conteúdo e material.  Padre Humberto muito pedagógico na maneira como conduziu os estudos, sem comentar como ele nos ajudou a refletir como funciona essa nova Catequese, levando o catequista à sua missão mistagógica.” (Ceiça Lucas – Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Arcoverde)

“Este encontro foi maravilhoso, mostrou o caminho que um catequista deve seguir.” (Maria da Costa Cavalcanti Lima – Lindaci – Paróquia Santa Clara – Tupanatinga)

“O 1°Simpósio foi um aprendizado muito importante para nós, Catequistas, conhecimento profundo sobre espiritualidade e os dez elementos fundamentais. Aprendemos o que é a Iniciação à Vida Cristã e como a pessoa a incorpora ao mistério de Jesus Cristo. Por fim, a Mistagogia que nos leva ao mistério de Jesus Cristo. O nosso palestrante, Pe. Humberto Robson, é um ser extraordinário. Deus ilumine ele sempre.” (Gilvaneide – Paróquia da Imaculada Conceição – Sertânia)

“O I Simpósio Diocesano de Catequese foi um marco na vida dos nossos catequista, no foi apresentado que a Catequese não é escola precisamos estar a serviço, mas sendo mistagogo que leva ao encontro de Cristo, é necessário a espiritualidade individual e coletiva. O catequista precisa ser luz na vida de seus catequizandos, tratar os mesmos com extrema dedicação e carinho para que continuem no amor e a serviço da igreja, pois o objetivo é prepara-los para uma vida cristã de exemplo para dá bons frutos.” (Maria Genielly Rodrigues Maciel – Paróquia São Geraldo Majella – Arcoverde)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​