Cáritas Diocesana de Pesqueira encerra curso gratuito para a Campanha da Fraternidade

A Cáritas Diocesana de Pesqueira em parceria com a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu curso preparatório gratuito da Campanha da Fraternidade (CF) 2018.Foram 4 módulos dedicados ao estudo e debate de um problema que se apresenta de diferentes formas em vários ambientes e situações, a violência.  Tema escolhido para a CF deste ano.

Voltado para agentes de pastorais, educadores, lideranças comunitárias, e leigos e leigas, o curso exibiu as vídeos-aulas desenvolvidas pela CNBB para a Campanha que abordaram temas como: “Fraternidade e Superação da Violência”; “A violência nas Sagradas Escrituras”;  “Dicas práticas para comunicar a mensagem da Campanha da Fraternidade’, dentre outros.

Todos os agentes da Cáritas Diocesana de Pesqueira também participaram do curso. Quem explica a importância em participar  é o técnico de campo, Guilherme Virgulino. “Muito importante as pessoas compreenderem o que é violência, as causas, e o que motiva. O mais interessante foi a utilização do evangelho como base para trabalhar esse tema pois é no evangelho que se encontra tudo que  precisamos  ouvir”, comenta.

Ele ainda finaliza. “Eu gostei bastante e aprendi muito com os debates. Enquanto pessoa e enquanto profissional  irei  levar  e trabalhar o assunto  nas comunidades e até mesmo na família.  Sou grato por ter participado desse momento”.

Para Katiucia Maria do Nascimento, da paróquia de Santa Águeda e catequista de  crisma da comunidade São João Batista , em Pesqueira. “ Como cristã para mim foi um marco na missão que assumo enquanto cristã, pois ter participado desse curso me levou a conscientização e percepção de  cada vez mais ser uma Igreja em saída. Em saída na busca de uma sociedade de reconciliação e de paz”, explica.

Ao longo do curso agentes de pastorais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de  Sanharó, acompanhados do padre Marcílio Dimas  também participaram do curso e dessa  formação foi idealizada pelo pároco a Pastoral da Ternura, uma equipe com a responsabilidade de trabalhar e ampliar a discussão do tema da Campanha no município.

Para Itamar de Carvalho, coordenador de Articulação da Cáritas Diocesana e facilitador do curso,  “tratar deste tema é sem dúvidas muito desafiador, ainda mais quando nós da Cáritas assumimos a responsabilidade de realizar um momento de formação como este. Todos os participantes tenho certeza, a partir dos relatos, irão se envolver na Campanha em suas comunidades, pastorais e paróquias“, finaliza.

Como gesto concreto ao final do curso, os participantes irão construir ações concretas como forma de ampliação do debate e superação à violência no município e região. Ao final do curso os (as) participantes celebraram o recebimento do certificado. A Campanha este ano tem como tema “Fraternidade e superação da violência”, e o lema “Vós sois todos irmãos”, (Mt 23,8).