58ª ASSEMBLEIA PASTORAL REGIONAL

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) vivencia, desde terça-feira (26/09), a 58ª edição da Assembleia Pastoral. O encontro conta com a participação de mais de 150 pessoas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), para refletir sobre o tema “Diocesaneidade: ser igreja a partir da igreja local”.

A Assembleia Pastoral Regional é o principal evento da CNBB NE 2, pois, é durante sua realização que são debatidos os desafios, avaliados os avanços e definidas as novas diretrizes para as ações pastorais e evangelizadoras. Essa construção é feita com a colaboração direta de leigos e leigas, clérigos, religiosos e religiosas das quatro arquidioceses e 17 dioceses que compõem o território eclesiástico.

Para ajudar nesse itinerário, a Assembleia é assessorada pelo arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, que aprofundará o tema geral iluminado pelo lema “O que vimos, ouvimos e tocamos, nós vos anunciamos” (1Jo 1, 1-3). Além de conferências, a Assembleia Pastoral Regional oferecerá uma programação intensa até esta quinta-feira (28) com momentos de oração e louvor, celebrações da Santa Missa, debates e grupos de trabalho.

Representantes da Diocese que participam da Assembleia