Formações Missionárias nas Regiões

Desde o dia 07 de outubro o COMIDI iniciou a realização de formações sobre a Espiritualidade Missionária. Esses encontros visam conscientizar todos os fiéis que a missão é responsabilidade de todos os batizados.

Um dos destaques da formação foi: como a missão pode ser vivida de forma mais profunda e significativa, além de entender que ser missionário é uma experiência de todo Cristão.

Refletiu-se ainda sobre o como que a espiritualidade missionária pode ajudar a fortalecer a fé e quais os desafios enfrentados nas comunidades? Sendo possível, identificar que o caráter missionário é Cristocêntrico e se faz necessário abrir-se ao seu Santo Espírito.

Além disso, a pobreza como condição e estilo de vida, que traz um êxodo constante de si mesmo, das seguranças, do desejo de poder, é um elemento importante da santidade missionária.

O missionário também deve sempre buscar a inspiração de Deus para poder levar o amor, a paz, o perdão e a reconciliação, além de ter clareza e sabedoria para anunciar aquilo que Deus quer e não aquilo que queremos. A solidariedade e o companheirismo de equipe também são fundamentais, assim como a comunhão com Deus e o reconhecimento de que o missionário é um instrumento de evangelização.

Ao final, identificou-se as coordenações setoriais, a fim de que se forme a COMIPA – Comissão Missionária Paroquial, com seus referenciais, para novas comunicações e acompanhamento de suas atividades.

Cheios da graça de Deus, com um olhar repleto de esperança e guiados pelo seu Santo Espírito, os passos iniciais foram dados.

Confiemos na graça de Deus e o veremos operar milagres. Ainda esse ano serão realizados mais dois encontros missionários:

04 de novembro das 08h às 11h no Salão da Paróquia São Felix de Cantalice em Buíque para os agentes das Paróquias de Buíque e Tupanatinga;

25 de novembro para as Paróquias de Sertânia e Cruzeiro do Nordeste.

A formação nas outras Regiões Pastorais, irão acontecer no primeiro semestre de 2024.

Com texto de Antony Justino