Terminou por volta das 16 horas de hoje (11) a quinta sessão do 1º Sínodo Diocesano de Pesqueira. Durante todo o dia, cerca de 100 delegados entre sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e agentes de pastoral de toda a Diocese estiveram reunidos junto a Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano. O tema central desta sessão última foi a dimensão social na Diocese.

Após a oração inicial com mística voltada para a temática do dia, Dom José Luiz fez uso da palavra saudando  aos presentes e motivando para os trabalhos do dia, declarando oficialmente aberta a Sessão Sinodal.

Neilda Pereira, da Caritas Diocesana de Pesqueira, fez uma reflexão motivadora conduzindo os presentes a olharem o chão diocesano e a tomarem consciência da necessidade de fazer da Igreja Particular de Pesqueira, “uma igreja pobre para os pobres”, conforme nos inspira o Papa Francisco. Com base nos documentos do Magistério e da Doutrina Social da Igreja, fez um balanço retrospectivo das atividades onde a Igreja diocesana marca presença como sinal de transformação das estruturas. Estas iniciativas foram já anteriormente lembradas ao longo da oração de abertura da sessão.

Num segundo momento, diversos grupos foram organizados para discussão e aprofundamento dos conteúdos, bem como respostas aos questionamentos propostos pela coordenação. Na parte da tarde, em vista dos encaminhamentos, foram apresentadas as considerações dos grupos, material que segue para revisão e síntese por parte da equipe coordenadora e apreciação do bispo diocesano. Dom José Luiz, ao final, fez uma retrospectiva da caminhada pastoral da Diocese, ligando o Sínodo com o Plano Diocesano de Pastoral e apresentando alguns encaminhamentos.

Terminadas as cinco sessões previstas para o Sínodo, o próximo passo será o estudo das conclusões das cinco das temáticas abordadas nas sessões e a promulgação dos decretos por parte do Bispo diocesano, fato que se dará no dia 19 de maio de 2018, véspera de Pentecostes, quando se dará por encerrado o Sínodo.

Caminhada do Sínodo

Abertura:  23 de maio de 2015, em Pesqueira.

Sessões e temas:

07/11/2015 – 1a Sessão: “Igreja em estado permanente de missão”
09/07/2016 – 2ª Sessão: “Igreja, casa de iniciação à Vida Cristã”
19/11/2016 – 3ª Sessão: “Igreja, lugar da animação bíblica da vida e da pastoral”
08/07/2017 – 4ª Sessão: “Igreja, comunidade de comunidades”
12/11/2017 – 5ª Sessão: “Igreja a serviço da vida plena para todos.”
19/05/2018 – Sessão Solene – Promulgação do Texto Conclusivo e dos Decretos do Sínodo, com a presença de todos os delegados sinodais e demais diocesanos.

PasCom Diocesana